Essa é uma revisão anterior do documento!


Estimabilidade de Medidas de Associação e de Risco em Estudos Caso-Controle Espaciais

Informações Gerais

  1. Projeto Temático FAPESP 2006/05920-7 (Informações sobre o projeto na página do epiGeo)
  2. Período: 01/11/2007 a 31/10/2011
  3. Equipe:

Resumo

Devido ao grande desenvolvimento de estudos caso-controle, bem como a contribuição analítica que os sistemas de informação geográfica e os métodos de análise espacial de dados trazem para a epidemiologia, este projeto tem como objetivos, em estudos de caso-controle espaciais:

  1. verificar o comportamento e o significado epidemiológico da função risco-relativo espacial em função dos desenhos amostrais “case-base sampling”, “risk-set sampling” e amostragem a partir de “sobreviventes” da doença estudada.
  2. desenvolver modelos computacionais que simulem, para um conjunto de parâmetros demográficos, geográficos e epidemiológicos pré-definidos, cenários de dinâmica espaço-temporal de ocorrência de casos e o processo de execução de estudos caso-controle espacial na população.
  3. aplicar o modelo de regressão logística multinomial para a estimação da distribuição espacial do risco de ocorrências quando estas são classificadas de acordo com sua “gravidade”, possibilitando a estimação da distribuição espacial do risco de ocorrência de casos, em função de sua gravidade.
  4. desenvolver testes de significância para os componentes do modelo para o risco
  5. testar os resultados metodológicos obtidos, na reanálise de dois estudos caso-controle espaciais: “Distribuição espacial do risco de acidentes do trabalho no mercado informal de Piracicaba (FAPESP 05/03491-9)” e “Distribuição espacial do risco de dengue na região sul do município de Campinas (FAPESP 06/01224-6)”.

Documentos

Reuniões da Equipe

Reunião 01: Campinas, 14/12/2007

  • acões (ToDo):
    1. participantes devem se cadastrar na página do Epi-GEO
    2. Laecio, Claudia e PJ: efetuar compra de notebooks. PJ: podemos usar o link de DISCUSSÕES abaixo para trocar informações sobre modelos e fornecedores

Reunião 02: Campinas, 17-18/03/2008

  1. Segunda reunião: (FMC, Unicamp).

Reunião 03: Campinas, 20/05/2008

  1. Apresentação do Ricardo: Estrutura geral do projeto, desafios, resultados esperados, possíveis caminhos. (Ricardo com comentários da Marilia, +/- 60 minutos)
  2. Possibilidades e limitações da modelagem de propagações de doenças no espaço e no tempo utilizando processos estocasticos/SIR (Claudia, +/- 45 minutos)
  3. Possibilidades e limitações da modelagem de propagações de doenças no espaço e no tempo utilizando lógica fuzzy – continuação da reunião anterior (Laecio, +/- 45 minutos)
  4. Desenvolvimentos já obtidos na modelagem multinomial do risco de doenças no espaço (Liciana e Silvia, +/- 60 minutos)
  5. Caminhos e possibilidades a serem trilhados para a implementação (todos, em particular Paulo, +/- 60 minutos)
  6. Dados a serem trabalhados para a próxima reunião:
    • dadosdengue.txt: (Banco de dados contendo todas as informações colhidas em campo sobre casos de dengue no Distrito Sul de Campinas e controles aleatorizados na região do estudo)
    • dicionario.doc: (Significado de cada coluna no Banco de Dados)
    • poligono.txt: (Perímetro da região de estudo)

Reunião 04: Campinas, 03/04/2009

  1. Discutir um artigo que enviamos recentemente para os Cadernos de Saúde Pública sobre a utilização de modelos multinomiais em estudos caso-controle.
  2. Discutir um artigo que enviamos recentemente para International Journal of Epidemiology sobre a incorporação do espaço (coordenadas espaciais) em modelos multinomiais ordinais e nominais aplicados a estimações de risco em estudos epidemiológicos.
  3. Discutir a proposta “Geração de população sintética usando dados censitários”, feita pela Cláudia. Trata-se de um script em R que a Claudia escreveu, que simula a distribuição espacial de populações a partir de parâmetros geográficos, demográficos e sociais pré-definidos. Este é um desenvolvimento inicial para a geração de populações para a simulação da execução de estudos caso-controle espaciais para estudo empírico de propriedades dos estimadores de risco utilizados.
  4. Continuidade do projeto
  5. Outros

Materiais:

  1. Versões artigos
  2. Arquivos para simulação de populações amostras baseadas nos dados de população preparados pela Cláudia
  3. Apresentação Luciana

Linhas de Trabalho

Discussões

Página com tópicos de discussão entre os participantes do projeto

epiGeo: Laboratório de Análise Espacial de Dados Epidemiológicos


QR Code
QR Code projetos:tematico (generated for current page)