Tabela de conteúdos
Artigo
RDengue um ambiente para o monitoramento de ovos do mosquito Aedes aegypti
Dados do artigo
- Título: RDengue um ambiente para o monitoramento de ovos do mosquito Aedes aegypti
- Autores:
- Periódico:
- submetido em 21/Set/200
- aceito em 10/11/2008
Artigo submetido
Resumo
Este trabalho descreve o desenvolvimento de um ambiente integrado de apoio ao monitoramento de ovos de Aedes aegypti, o principal vetor da dengue. O ambiente proposto combina recursos computacionais e ferramentas para análise estatística espacial e/ou temporal. O sistema é utilizado em dados contagens de ovos obtidosde um experimento conduzido dentro do contexto do projeto SAUDAVEL. O ambiente integra o programa estatístico R e as ferramentas de GIS Terralib e TerraView através do pacote aRT e inclui o desenvolvimento de um pacote R, RDengue, que implementa a metodologia proposta e direcionado para monitoramento contínuo e automático em um sistema de vigilância.
Vigilância Entomológica com o RDengue
Análises por armadilhas
Tela básica para selecionar as opções de análises por armadilhas.
Gráfico de Controle para o número de ovos de Aedes aegypti.
Série temporal da armadilha e gráficos de autocorrelação e autocorrelação parcial.
Análises por bairro
Exemplos de Kernel feitos pelo RDengue.
Exemplos de animações.
Brasilia Teimosa
Casa Forte/Parnamirin
Dois Irmãos
Morro da Conceição
Engenho do Meio
Pareceres
Revisor 1
- Originalidade : Aceito
- Qualidade : Aceito
- Relevância : Aceito
- Apresentação : Aceito
- Recomendação : Aceito
Resumo: O texto apresenta de forma sucinta o pacote RDengue e ilustra algumas de suas funcionalidades como cartas de Shewhart, mapas de suavização além de citar o uso de modelos de previsão de séries temporais.
Detalhes : O texto está claro mais apresenta alguns poucos erros como: “deiferentes”, “fubnções”. Portanto sugiro uma breve leitura e correção do mesmo.
Comentários dos autores : Esse revisor gostou do texto e da forma que o artigo foi apresentado. Entendeu bem a idéia do RDengue. Só pedir pra corrigir erros de digitação.
Atividades : Apenas corrigir erros de digitação.
Revisor 2
- Originalidade : Aceito
- Qualidade : Parcialmente aceito
- Relevância : Aceito
- Apresentação : Parcialmente aceito
- Recomendação : Aceito
Resumo : O trabalho apresenta um ambiente computacional utilizado para o acompanhamento e análise preliminar de fenômenos espaço-temporais, integrando o software estatístico R e o Terralib.
Detalhes : O trabalho está bem estruturado mais alguns detalhes acabam comprometendo a qualidade geral do documento. Alguns erros ortográficos são observados. A figura 3 aparece antes de ser citada e tem péssima qualidade visual. O principal foco do trabalho que é a integração R/Terralib é pouco explorada no trabalho. Gráficos e figuras são apresentados como se fossem auto-explitivas quando na realidade, um exemplo poderia realmente indicar a potencialidade desta ferramenta. Por exemplo, quão custoso seria identificar qual/quais armadilhas apresentam uma tendência de aumento no número de ovos ? Como faria isso somente tendo o R, ou somente tendo o TerraView ? Imagino que seria bastante complicado e demorado. Agora com o sistema, facilmente posso identificar essas armadilhas.
Comentários dos autores : Concordo parcialmente que o foco do trabalho seja apenas a integração R/Terralib na verdade isso é o foco do aRT e não do RDengue, o nosso foco é empregar o uso de métodos estatísticos (gráficos e mapas) para um sistema de vigilância entomológica e não apenas uma integração entre sistemas como sugerido pelo revisor 2.
Atividades : - Corrigir os erros de digitação. - Melhorar a qualidade da figura 3 e a disposição desta do texto. - Comentar que a integração é que torna possível as análises (mais ela vem do aRT), e que pra fazer tudo só no R ou só no Terralib/Terraview seria praticamente impossível.
Revisor 3
- Originalidade : Aceito
- Qualidade : Aceito
- Relevância : Aceito
- Apresentação : Parcialmente aceito
- Recomendação : Aceito
Resumo: Prezado Waner e demais co-autores, Parabéns pelo artigo. Trata-se de um trabalho relevante e que merece ser publicado no GeoInfo 2008. No entanto, algumas correções são necessárias, uma vez que, esta publicação será uma fonte de consulta para diversos profissionais, principalmente aqueles que atuam na área de saúde.
Detalhes: OBSERVAÇÕES GERAIS
- Ortografia
Exemplos: uuário (usuário), deiferentes (diferentes), fubnções (funções), estabele (estabelece) …
- Concordância verbal
“ de 03/2004, até a data de 05/2007 foram realizadas 19.068 coletas, nas quais foram contados 14.829.557 ovos do mosquito. A cada sete dias é (eram) feita a contagem em aproximadamente … ”
Definir no texto (p,d,q)
- Citações no texto
- Sem data: “A descrição detalhada do experimento dentro da proposta da rede SAUDAVEL é apresentada em [Regis et.al., ?]
- Após nomes dos autores separar por uma vírgula o ano de publicação; Exemplo: [Câmara et. al., 2000].
- Sugiro colocar “Projeto SAUDAVEL” na lista de referências e não no radapé.
- Colocar referências:
” A rotina do RDengue procura o melhor modelo que melhor se ajusta as observações segundo o Critério de Akaike[???]“.
“Vários métodos para estimar esta superfície estão implementados no RDengue tais como: modelos aditivos generalizados [??], …..
- Figuras
Quando referenciar alguma Figura no texto colocar “F” em maiúsculo.
Em todas as Figuras os nomes estão em negrito. O padrão é sem negrito;
Figura 1: Sugiro empregar letras menores, apenas por questão de estética.
Figura 2: tem que ser maior, de modo que seja possível ler. Sugiro que coloque somente o gráfico e sua legenda num tamanho maior.
Figura 2: numerar(a), (b), ©, (d). Quando referenciar no texto, ex: ” a Figura 3 (a) apresenta o resultado decorrente…”. Neste caso, como são mapas, 3 informações são necessárias: i) escala; ii) legenda legível; iii) símbolo de orientação da direção norte. Sugiro que disponha as Figuras 3(a) e 3(b) uma ao lado da outra e depois logo abaixo as Figuras 3© e 3(d), assim as figuras podem ser maiores.
Na seção Referências Bibliográficas, quando for mais de uma autor separar os nomes por “;” e não por “,”.
OBSERVAÇÕES ESPECÍFICAS
- Introdução
Descrever um pouco mais sobre a questão e/ou cenário da dengue no Brasil, com pelo menos uma ou duas referências bibliográficas. Diante desse cenário dizer que é importante o emprego de sistemas (não de métodos estatísticos) que sejam capazes… (como está no texto: “capazes de detectar precocemente situações que caracterizam surtos epidêmicos, modelar e identificar fatores de risco e proteção nas situações endêmicas e epidêmicas. A detecção precoce ….” Neste contexto, “o objetivo deste trabalho é descrever o desenvolvimento de um ambiente R [R Development Core Team, 2007] capaz de efetuar anáises exploratórias, de forma automática e semi-automática”. Para que? completar …
Seguindo, sugiro que faça uma descrição sintetizada do ambiente que você propõe abordar, deixando os detalhes para outra sessão mais adiante.
Fechar a introdução dizendo algo do tipo: Como demonstração do ambiente proposto, um estudo de caso é conduzido para …
O Experimento
Deste ponto em diante sugiro a seguinte estrutura:
2. Em vez de O Experimento, sugiro Materiais e Métodos
2.1 Área de Estudo Descrever a área de estudo, para qual você vai apresentar e discutir os resultados mais adiante. Algo do tipo: A área de estudo refere-se ao bairro Engenho do Meio da cidade de Recife-PE … , sua localização, etc… se achar interessante citar algumas características …
2.2 Os Dados Sintetizar os dados; como foram obtidos; uma figura pode ser interessante, mostrando a geometria (distribuição) das armadilhas dentro da área de estudo, etc.
2.3 Aspectos Computacionais: RDengue Uma descrição um pouco mais detalhada do ambiente que propõe abordar, que complemente aquilo que foi dito na introdução.
3. Resultados e Discussões Esta sessão apresenta os resultados e análises …
3.1 - Análise por Armadilha Precisa ser mais bem escrito, de forma clara e objetiva.
“A figura 2 consiste na captura de uma tela de análise ilustrando a explicita a integração entre o R …”
“… os resultados são acoplados ao banco de dados do SAUDAVEL através de uma tabela de mídias.”, etc.
3.2 - Análise por Bairro
Precisa ser mais bem escrito, de forma clara e objetiva.
“Um segundo tipo de análise, é um mapa de uma superfície de densidade de ovos …”. Não seria melhor dizer: um segundo tipo de análise emprega métodos que estimam superfícies da densidade de ovos ….
“utilizando a regressão local se evidencia os efeitos espaciais locais tais como efeitos de vizinhança, …” vizinhança entre quem?
“Outra opção é usar a transformação logarítmica e aplicar um dos métodos…” (porque ?) ….“
Sugiro nesta sessão, quando for se referir a um dos métodos empregados para geração dos mapas, que seja passado para o leitor pelo menos a idéia do método seguido de uma referência bibliográfica. Que a discussão seja em cima dos resultados apresentados, realçando as diferenças encontradas, etc.
4. Conclusões
Rever o texto de modo que fique coerente com os resultados apresentados e discutidos. Depois complemente com algo a ser desenvolvido.
“Desenvolvimentos futuros devem incorporar outras possíveis covariáveis nos modelos (não nas superfícies estimadas) tais como como (como repetido duas vezes) condições climáticas.”, quais outras? Dizer por que é importante o emprego de tais covariáveis nos modelos…
Agradecimentos
Referencias Bibliográficas
Comentários dos autores : Nas observações gerais a maioria das recomendações sobre a apresentação do artigo são pertinentes, porém algumas não cabe a nos autores como por exemplo colocar ”,“ após nomes de autores na citações do texto e ”;“ nas referências bibliograficas isso é feito pelo arquivo de estilos disponibilizado pela SBC a mesma coisa se aplica ao título de figuras em negrito isso é o arquivo de estilos que faz e não a gente.
Nas observações específicas a troca de nomes das seções não faz muita diferença já usavamos esses nomes anteriormente. Na seção “Materiais e Métodos” colocar a área de estudo, não concordo em ter que descrever as condições do bairro porque nos não estamos fazendo nenhum tipo de análise é uma simples demonstração do gráfico escolhi o Engenho do Meio por ficar melhor na figura mais podia ser qualquer outro, o gráfico é só pra ilustar a potencialidade da ferramenta e não pra fazer análises neste momento. O revisor sugera ainda colocar uma nova seção chamada de “Os dados” também acho que não faz o menor sentido colocar uma seção falando de características do experimento como os dados são obtidos porque tudo isso já esta escrito e devidamente publicado na referência que damos sobre o experimento [Regis et. al. 2008] acho que colocar isso neste trabalho além de ficar muito maior do que seria necessário tiraria o foco do ambiente proposto e levaria a ter que detalhar demais o experimento.
Na seção 3 o revisor sugere que quando for citado um método se passe uma idéia dele, e faça uma citação. A citação acho importante agora explicar a idéia de cada um destes métodos acho que não cabe pra este artigo principalmente porque não é o nosso objetivo ( e o objetivo de todos eles é recuperar a superfície que gerou os dados que já está implicito agora como ele faz isso não cabe relatar aqui). Nesta seção ainda o revisor sugere que a discussão seja em cima dos resultados apresentados, realçando diferenças encontradas. Aqui acho que ele não entendeu a idéia do artigo, ele quer que faça uma análise em cima dos mapas e gráficos, mais nos em nenhum momento nos propomos a fazer isso os gráficos e os mapas apresentados são apenas idéias e ilustrações dos tipos de métodos que o RDengue pode fazer, não é neste momento que vamos analisar os gráficos, ou os mapas eles são apenas uma demonstração dos resultados. Pra mim fazer isso com apenas as informações que temos não faz o menor sentido. E reforço que os resultados são apenas idéias de como analisar os dados e não análises dos dados.
A seção de conclusão ele pede pra rever o texto de forma que fique coerente com os resultados apresentados e discutidos. Outra vez isso está fora do nosso objetivo não temos resultados de análises pra apresentar apenas podemos motivar o uso das rotinas do pacote em um sistema de vigilância entomológica, que é o que foi feito nesta seção. Deve-se rever o texto de modo a deixar isso mais claro.
Atividades
- Consertar os erros de digitação.
- Condordância verbal.
- Rever citações no texto e referências bibliográficas.
- Colocar referências para os métodos usados para estimar a superfície.
- Usar “F” quando for citar Figuras.
- Diminuir a figura 1.
- Aumentar a figura 2.
- Refazer a figura 3.
- Colocar algo na introdução sobre a situação da Dengue no BR.
- Trocar nomes de seções.
- Rever a seção de resultados.