Essa é uma revisão anterior do documento!
Configuração do email do LEG
O serviço de emails do LEG @leg.ufpr.br fica hospedado na pataxo, e pode ser acessado localmente, logando na pataxo e utilizando o (al)pine.
Para acessar o serviço de emails de qualquer lugar, é necessário um cliente de email como o Thunderbird. Para configurar o envio e recebimento de emails @leg no Thunderbird utilize as seguintes configurações:
Configuração de recebimento: IMAP
# Incoming: IMAP Server hostname: mx.leg.ufpr.br Port: 143 SSL: STARTTLS Authentication: Normal password User name: <usuario> # sem @leg.ufpr.br
Configuração de envio: SMTP
# Outgoing: SMTP Server hostname: leg.est.ufpr.br Port: 25 SSL: STARTTLS Authentication: Normal password User name: <usuario> # sem @leg.ufpr.br
A senha de acesso ao servidor será solicitada para receber e enviar emails. O recebimento também pode ser feito pelo protocolo POP, basta mudar essa opção na configuração. O endereço do servidor é o mesmo.
A vantagem do IMAP é que ele fica sincronizado com o servidor, os emails enviados também ficam armazenados no servidor, e o gerenciamento pode ser feito localmente pelo Thunderbird (deletar emails, etc). O POP apenas baixa os emails para visualização, e os emails enviados pelo Thunderbird ficam salvos apenas localmente, não existindo uma cópia no servidor.
Configurações da pataxo para habilitar o STARTTLS
Para habilitar o envio remoto de emails pelo SMTP foi necessário instalar o Simple Authentication and Security Layer (SASL), que é o padrão do Postfix. Para isso, foi necessário apenas seguir os passos descritos em PostfixAndSASL na Debian wiki. Os detalhes estão explicados em SMTP Authentication for Mail clients.
Basicamente, depois da instalação do pacote sasl2-bin
, inicie o serviço com
sudo service saslauthd start
Crie o arquivo /etc/postfix/sasl/smtpd.conf
com o seguinte conteúdo:
pwcheck_method: saslauthd mech_list: PLAIN LOGIN
Faça uma cópia de /etc/default/saslauthd
sudo cp /etc/default/saslauthd /etc/default/saslauthd-postfix
e edite conforme PostfixAndSASL na Debian wiki. Não é necessário criar o link simbólico como mencionado nessa página.
Crie o subdiretporio /var/spool/postfix/var/run/saslauthd
, e adicione o usuário postfix
ao grupo sasl
:
sudo dpkg-statoverride --add root sasl 710 /var/spool/postfix/var/run/saslauthd sudo adduser postfix sasl
Reinicie o SASL
sudo service saslauthd restart
No arquivo de configuração do Postfix /etc/postfix/main.cf
foram incluídas as seguintes linhas
smtpd_sasl_local_domain = $myhostname smtpd_sasl_auth_enable = yes broken_sasl_auth_clients = yes smtpd_sasl_security_options = noanonymous smtpd_recipient_restrictions = permit_sasl_authenticated, permit_mynetworks, reject_unauth_destination
E basta reiniciar o Postfix para tudo funcionar
sudo service postfix restart