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Exercícios recomendados da CE-223 Estatística computacional, 2008
Semana 1
Aula 25/02
- Fazer um gráfico da função de probabilidade de uma v.a. <latex>X \sim Bin(n=10, p=0.03)</latex>
- Fazer um gráfico da função de densidade de probabilidade de uma v.a. <latex>X \sim N(70, 10^2)</latex>
Aula 27/02
- Mostrar o comando para obter uma sequência dos múltiplos de 10 até 200.
- Criar um vetor
a1com os elementos(23, 45, 21, 29, 40, 22, 29, 37, 44, 37, 31, 33, 36) - Extrair os elementos de
a1que sejam maiores que 30. - Extrair os elementos de
a1que sejam menores que 25 ou maiores que 40. Guardar estes valores em um vetora2 - Extrair os elementos de
a1que sejam maiores que 30 e menores que 40. - Obter as posições dos elementos de
a1que sejam menores que 30 - Obter a posição do maior elemento da
a1 - Obter a posição do menor elemento da
a1 - Criar um vetor
a3com os elementos dea1para os quais o resto da divisão por 3 seja igual a 2. (Dica: o operador% %fornece o resto da divisão, veja exemplo a seguir).> 14 %% 3 [1] 2 > 18 %% 3 [1] 0 > 22 %% 3 [1] 1
- Extrair os elementos de
a1que sejam múltiplos de 4 - Substituir em
a1os elementos iguais a 37 pelo valor 36 - Substituir em
a1os elementos maiores que 40 pelo código de valor perdidoNA - Obter as posições de
a1onde estão os valores perdidos - Crie um vetor chamado
sexocom os comandos a seguir:sexo <- c(1, 2, 2, 2, 1, 2, 1, 1, 1, 2, 2, 1, 2) sexo <- factor(sexo, lev=1:2, lab=c("M","F")) - Obter as posições em
sexoque possuem o valor“M“ - Obter os valores de
a1para os quais o valor correspondente emsexoé“M“ - Obter os valores de
a1para os quais o valor correspondente emsexoé“F“ - Descrever o resultado de cada um dos comandos a seguir:
sort(a1) order(a1) a1[order(a1)] sort(a1, dec = TRUE)
- Criar um objeto
a1.ordcom os elementos dea1em ordem crescente - Ordenar os objetos de
a1de forma a exibir primeiro todos os elementos correpondentes a“M“e depois os correspondentes a“F“ - Criar um objeto chamado
notasque possua os elementos dea1com valores correspondentes desexosendo“M“ordenados de forma crescente, seguidos pelos correspondentes a“F“também ordenados de forma crescente. Em outras palavras, o objeto notas deverá ter as notas dos homes ordenadas seguidas pelas das mulheres também ordenadas. - Criar um vetor com os seguinte elementos:
(1, 2, 3, 4, 5, 10, 15, 20, 25, 30, 35, 40, 45, 50, 60, 70, 80, 90, 100, 200, 300, 400, 500) - Adicionar o valor
55entre os valores50e60do vetor criado acima
Semana 1
Aula 25/02
A função Gamma é uma função importante em várias áreas da matemática e com diversas aplicações em estatística, sendo dada por:
<latex>\Gamma(\alpha) = \int_0^{\infty} e^{-x} x^{\alpha -1} dx</latex> com <latex>\alpha > 0</latex>.
Da definição decorrem as seguintes propriedades:
- <latex>\Gamma(\alpha+1) = \alpha \Gamma(\alpha)</latex>
- Se <latex>\alpha = n</latex> é um número inteiro, então <latex>\Gamma(n) = (n-1)!</latex>
- <latex>\Gamma(1) = 1</latex>
- <latex>\Gamma(1/2) = \sqrt{\pi}</latex>
- Obtenha usando o R o resultado da combinação de 10 elementos tomados 4 a 4 de três formas diferentes:
- usando a função
choose() - usando a função
factorial() - usando a função
gamma()
- digite na linha de comando do R:
factorial
desta forma será mostrado o código da função. Note que a função factorial() na verdade utiliza a função gamma() e a segunda propriedade mencionada acima para processar os cálculos.
- Obtenha um gráfico da função de densidade de probabilidade da distribuição <latex>\chi^2</latex>, três graus de liberdade, de duas formas diferentes:
- utilizando operações algébricas com a expressão da f.d.p.
- utilizando a função
dchisq()
- Obtenha um gráfico de formas análogas às do exercício anterior para a distribuição
tcom 9 graus de liberdade. - Considere o exercício da distribuição binomial da primeira aula do curso e discutido na aula desta semana. Experimente utilizar o comando
plot()com o uso do argumentotypecom cada uma das opções:type = “p“,type = “l“,type = “b“,type = “c“,type = “p“,type = “o“,type = “h“,type = “s“,type = “S,type = “n“. Verifique os resultados produzidos e:- descreva o tipo de gráfico produzido com cada opção
- discuta exemplos de situações onde o uso de cada um destes tipos de gráficos seria adequado