Revisão dos Critérios para atribuição dos encargos didáticos
Esta página é um fórum para que as sugestões de mudanças nos critérios possam ser apresentadas e discutidas.
- Veja abaixo os tópicos levantados até o momento. Clicando em cada um deles abre-se uma página onde comentá
rios podem ser feitos.
- Novos tópicos podem ser acrescentados e serão reorganizados na página se necessário.
<fc #800000> * Não deixe de se manifestar!!!. Adicione seus novos tópicos e/ou comentários aos já existentes. </fc>
- Nova Proposta de documento:
- Proposta: nova versão do documento elaborado pela comissão (01/12/2011)
-
- (R) : pontos acordados anteriormente a serem removidos
- (D) : pontos discutidos recentemente
- (T) : troca de texto
Histórico
- Os critérios para atribuição de encargos didáticos foram inicialmente propostos (em 2004).
- Em 2006 houve uma revisão que gerou o documento atual.
- Basicamente consideram-se: as cargas horárias de disciplinas e outras atividades que são convertidas em módulos. Com isto é feita a atribuição segundo os critérios.
- Foi proposta uma revisão dos critérios. Para isto uma comissão foi indicada para coletar sugestões e apresentar proposta de atualização dos critérios
- Na reunião de mar/2011 foi feita em reunião do DEPTO uma apresentação ilustrativa dos critérios atuais.
- Na sequência os professores da comissão estão coletando sugestões e/ou estas estão sendo colocadas nesta página.
- Na reunião de abril do Depto foram discutidos pontos para modificação.Alguns pontos foram definidos e outros ficaram abertos para discussões posteriores e decisão em uma reunião subsequente. Os pontos de mudança nos critérios que foram decididos e os que estão em aberto são apresentados na tabela nesta página.
Alterações discutidas em reunião de Dpto
<fs large>Reunião de abril</fs>
As decisões desta reunião não possuem caráter definitivo, apenas encaminham a redação da proposta final. A decisão definitiva será tomada quando da votação da versão revisada dos encargos.
<fc #FF0000>Tópicos em vermelho foram indicados para mais discussões pela plenária.</fc>
As demais propostas foram encaminhadas com indicação favorável da plenária.
| Tópico | Mudança proposta |
|---|---|
| carga horária a ser atribuída | Passa a contar apenas carga de graduação (PG passa a ser módulo) |
| ordem de escolha | mantém critério atual por tempo efetivo de serviço com rodadas de escolha de 4hs |
| contagem de tempo efetivo | passa-se a incluir no tempo efetivo afastamentos para titulação (MS. Dr, PosDoc) e licença maternidade |
| módulos | manter módulos com alterações das atividades a computar módulos |
| <fc #FF0000>débitos/créditos </fc> | estabelecer período de validade |
| uso de módulos: apenas na 3a rodada e qdo CH >= 12 | sem restrições |
| Atividades que deixam de computar módulos | |
|---|---|
| cargos de chefia/coordenação | |
| coordenação de seminários | |
| participação em eventos (todos itens do tópico 3) | |
| parecerista em artigo (tópico 4) | |
| projetos de pesquisa | |
| tutor PET | |
| coordenação de Especialização | |
| tutor PET | |
| qq outras atividades remuneradas |
| Atividades que mantém e/ou modificam a computação de módulos | |
|---|---|
| chefia laboratório | |
| qualificação | estabelecer período de concessão de módulo |
| <fc #FF0000>Produção científica</fc> | a discutir: atividades e pontuações |
| Atividades que passariam a contar módulos | |
|---|---|
| <fc #FF0000>Pós graduação</fc> | atividades de PG passam a contar módulo |
| <fc #FF0000>Iniciação Científica</fc> | definir quantidades e limites |
| <fc #FF0000>Projeto de extensão e/ou bolsas</fc> | definir tipo de projeto e como fazer atribuição de módulos |
<fs large>Pontos em aberto para discussão</fs>
| Tópico | Pontos para discussão |
|---|---|
| Modulos para atividades de PG | o que contar: disciplinas(?), orientações (?), co-orientações(?); de qual PG contar: membro efetivo (?), colaborador(?), outros(?), fora da UFPR(?) |
| Iniciação Científica | quantos módulos por aluno? Número máximo (?) |
| Proj. Extensão/Bolsa | qual tipo de projeto? com/sem bolsista? quantos módulos? |
| Produção científica | quais produções? em que área? como pontuar? levar em consideração co-autoria? |
| Tempo de validade dos saldos de CH | sugestão 2 semestres para quitar/expirar saldos de módulos; ordem de escolha na 3a rodada com prioridade para quitações. Excessos intencionais qdo não há disponibilidade para quitar são deduzidos dos débitos e não geram créditos. (deduzidos do “balaio de débitos do depto”) |
| implementação novos critérios | Quando implementar? o que fazer com saldos atuais? |
| como e quando solicitar módulos |
Discussões preliminares
<fs large>Instruções:</fs>
- Veja os tópicos existentes para discussão.
- Para ver a discussão de algum tópico clique no link
- Se tiver comentários sobre os tópicos já existentes, adicione na caixa de discussão na página do tópico
* Para iniciar um outro tópico coloque o assunto na caixa Nova Discussão e clique em Criar esta página
- Para iniciar um outro tópico coloque o assunto na caixa de discussão desta página e abriremos um novo tópico se necessário
<fc #0000FF><fs large>Tópicos para discussão</fs></fc>
dest:encargos:discussion
~~DISCUSSION~~