Revisão dos Critérios para atribuição dos encargos didáticos

Esta página é um fórum para que as sugestões de mudanças nos critérios possam ser apresentadas e discutidas.

  • Veja abaixo os tópicos levantados até o momento. Clicando em cada um deles abre-se uma página onde comentá

rios podem ser feitos.

  • Novos tópicos podem ser acrescentados e serão reorganizados na página se necessário.

<fc #800000> * Não deixe de se manifestar!!!. Adicione seus novos tópicos e/ou comentários aos já existentes. </fc>

Histórico

  • Os critérios para atribuição de encargos didáticos foram inicialmente propostos (em 2004).
  • Em 2006 houve uma revisão que gerou o documento atual.
  • Basicamente consideram-se: as cargas horárias de disciplinas e outras atividades que são convertidas em módulos. Com isto é feita a atribuição segundo os critérios.
  • Foi proposta uma revisão dos critérios. Para isto uma comissão foi indicada para coletar sugestões e apresentar proposta de atualização dos critérios
  • Na reunião de mar/2011 foi feita em reunião do DEPTO uma apresentação ilustrativa dos critérios atuais.
  • Na sequência os professores da comissão estão coletando sugestões e/ou estas estão sendo colocadas nesta página.
  • Na reunião de abril do Depto foram discutidos pontos para modificação.Alguns pontos foram definidos e outros ficaram abertos para discussões posteriores e decisão em uma reunião subsequente. Os pontos de mudança nos critérios que foram decididos e os que estão em aberto são apresentados na tabela nesta página.

Alterações discutidas em reunião de Dpto

<fs large>Reunião de abril</fs>

As decisões desta reunião não possuem caráter definitivo, apenas encaminham a redação da proposta final. A decisão definitiva será tomada quando da votação da versão revisada dos encargos.

<fc #FF0000>Tópicos em vermelho foram indicados para mais discussões pela plenária.</fc>
As demais propostas foram encaminhadas com indicação favorável da plenária.

Tópico Mudança proposta
carga horária a ser atribuídaPassa a contar apenas carga de graduação (PG passa a ser módulo)
ordem de escolha mantém critério atual por tempo efetivo de serviço com rodadas de escolha de 4hs
contagem de tempo efetivo passa-se a incluir no tempo efetivo afastamentos para titulação (MS. Dr, PosDoc) e licença maternidade
módulos manter módulos com alterações das atividades a computar módulos
<fc #FF0000>débitos/créditos </fc>estabelecer período de validade
uso de módulos: apenas na 3a rodada e qdo CH >= 12sem restrições
Atividades que deixam de computar módulos
cargos de chefia/coordenação
coordenação de seminários
participação em eventos (todos itens do tópico 3)
parecerista em artigo (tópico 4)
projetos de pesquisa
tutor PET
coordenação de Especialização
tutor PET
qq outras atividades remuneradas
Atividades que mantém e/ou modificam a computação de módulos
chefia laboratório
qualificação estabelecer período de concessão de módulo
<fc #FF0000>Produção científica</fc> a discutir: atividades e pontuações
Atividades que passariam a contar módulos
<fc #FF0000>Pós graduação</fc> atividades de PG passam a contar módulo
<fc #FF0000>Iniciação Científica</fc> definir quantidades e limites
<fc #FF0000>Projeto de extensão e/ou bolsas</fc> definir tipo de projeto e como fazer atribuição de módulos


<fs large>Pontos em aberto para discussão</fs>

Tópico Pontos para discussão
Modulos para atividades de PGo que contar: disciplinas(?), orientações (?), co-orientações(?); de qual PG contar: membro efetivo (?), colaborador(?), outros(?), fora da UFPR(?)
Iniciação Científica quantos módulos por aluno? Número máximo (?)
Proj. Extensão/Bolsaqual tipo de projeto? com/sem bolsista? quantos módulos?
Produção científicaquais produções? em que área? como pontuar? levar em consideração co-autoria?
Tempo de validade dos saldos de CHsugestão 2 semestres para quitar/expirar saldos de módulos; ordem de escolha na 3a rodada com prioridade para quitações. Excessos intencionais qdo não há disponibilidade para quitar são deduzidos dos débitos e não geram créditos. (deduzidos do “balaio de débitos do depto”)
implementação novos critérios Quando implementar? o que fazer com saldos atuais?
como e quando solicitar módulos

Discussões preliminares

<fs large>Instruções:</fs>

  • Veja os tópicos existentes para discussão.
  • Para ver a discussão de algum tópico clique no link
  • Se tiver comentários sobre os tópicos já existentes, adicione na caixa de discussão na página do tópico

* Para iniciar um outro tópico coloque o assunto na caixa Nova Discussão e clique em Criar esta página

  • Para iniciar um outro tópico coloque o assunto na caixa de discussão desta página e abriremos um novo tópico se necessário




<fc #0000FF><fs large>Tópicos para discussão</fs></fc>

dest:encargos:discussion

~~DISCUSSION~~


QR Code
QR Code dest:encargos (generated for current page)