Essa é uma revisão anterior do documento!
Bruno Henrique Fernandes Fonseca
* Bacharel em Estatística - Universidade de Brasília
* Mestrando em Estatística e Experimentação - ESALQ/USP
* Orientador: Paulo Justiniano Ribeiro Jr
* e-mail: bhff13@yahoo.com.br
Dissertação - Modelos Geoestatísticos Multivariados
* DISSERTAÇÃO
Esse material ainda está em desenvolvimento e é passível de alterações a qualquer momento:
* REVISÃO BIBLIOGRÁFICA:
breve_revisao_bibliografica.pdf
* CONJUNTO DE DADOS:
Pesquisadores da ESALQ/USP mediram, em 2006, diversas características do solo em 67 localizações georefenciadas de uma fazenda em Echaporan/SP, sendo que, dentre esses parâmetros de qualidade do solo, dois são de interesse deste estudo, Ph e Saturação por Bases, onde a motivação para utilização de modelos geoestatísticos multivariados é que a fazenda sob estudo continuará sendo monitorada anualmente e a primeira variável é mais barata e demanda menos tempo para ser coletada do que a segunda, além disso existe uma forte correlação positiva entre os dois processos. Sendo assim nos próximos monitoramentos do solo será possível amostrar menos localizações para observação da variável Saturação por Bases, já que o Ph fornece uma rica informação sobre a mesma. Com isso cada vez mais os gastos e o tempo com a coleta de informações será reduzido.
Breve histórico sobre os dados:
* ANÁLISE EXPLORATÓRIA:
Inicialmente foi conduzida uma análise exploratória dos dados, com a intenção de detectar os padrões espaciais e suas características:
* MODELAGENS UNIVARIADAS
Com a detecção de possível padrão espacial, foi conduzida toda a modelagem de cada um dos campos aleatórios, desde os testes de pressupostos, passando por estimação AD-HOC, estimação de máxima verossimilhança, seleção de modelos, predição espacial e análise de resíduos. Segue relatório:
* ESTUDO DE SIMULAÇÃO PARA MODELOS GEOESTATÍSTICOS BIVARIADOS
Antes de ajustar as modelos bivariados, está sendo conduzido um estudo de simulação, para identificar quais as vantagens da utilização de cada abordagem. Em breve será disponibilizado os resultados:
* MODELAGENS BIVARIADAS:
Esta parte do trabalho ainda está em andamento, inicialmente foram ajustados alguns modelos utilizando o modelo bivariado proposto por Diggle e Ribeiro Jr. (2006), sendo que ainda existem alguns problemas a serem resolvidos, como a não consideração de não estacionariedade da média. Sendo assim, estamos em fase de programação para ajustes de modelos mais gerais para o modelo de Diggle e Ribeiro Jr. e para modelos de co-regionalização. Em breve serão disponibilizados o relatório preliminar sobre as análises e os estudos das programações em andamento:
* BANCO DE DADOS e SCRIPTS:
Em breve será disponibilizado o banco de dados e os scripts, em R, de todas as análises:
Simulação e Estimação de Máxima Verossimilhança de modelos geoestatísticos
Atividades em Andamento
Estimação com técnicas bayesianas e utilizando MCMC.
