Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
projetos:fertvita [2007/03/24 14:19] joelprojetos:fertvita [2007/03/26 00:18] (atual) fertvita
Linha 5: Linha 5:
  
 gravidez na adolescência, amostragem , análise de dados categorizados,  gravidez na adolescência, amostragem , análise de dados categorizados, 
- 
- 
- 
  
 ===== Participantes =====  ===== Participantes ===== 
Linha 26: Linha 23:
   * Jean   * Jean
   * Maycon   * Maycon
 +
  
  
Linha 48: Linha 46:
 consequências drásticas para os habitantes, caso não seja tratado adequadamente. consequências drásticas para os habitantes, caso não seja tratado adequadamente.
  
-Para citar um alarmante dado estatístico, 25 % dos partos são realizados em adolescentes foi constatado que este problema afasta a menina da escola.+Para citar um alarmante dado estatístico, 25% dos partos realizados na Região Mteropolitana de Curitiba são realizados em adolescentes, aproximando-se da média nacional. Também foi constatado que este problema afasta a menina da escola.
  
 == Fichamentos ==  == Fichamentos == 
Linha 61: Linha 59:
   - Identificar as possíveis causas do alto índice de gravidez precoce na região.   - Identificar as possíveis causas do alto índice de gravidez precoce na região.
   - Levantar junto aos adolescentes as deficiências nas ações preventivas e novas metodologias para abordar o problema.   - Levantar junto aos adolescentes as deficiências nas ações preventivas e novas metodologias para abordar o problema.
- 
  
 ===== Material e Métodos ===== ===== Material e Métodos =====
Linha 70: Linha 67:
  
 amostra: (a ser definida) amostra: (a ser definida)
- 
  
 Definir metodologia de amostragem Definir metodologia de amostragem
Linha 77: Linha 73:
  
   * Identificação do Adolescente   * Identificação do Adolescente
 +  * Condições Sócio-Econômicas
   * Hábitos de Lazer   * Hábitos de Lazer
   * Conhecimento sobre Métodos Contraceptivos   * Conhecimento sobre Métodos Contraceptivos
Linha 84: Linha 81:
 [[projetos:fertvita:instrumento|Construção do instrumento de coleta]] [[projetos:fertvita:instrumento|Construção do instrumento de coleta]]
  
-===== Questionário ===== +Pacote ComputacionalTodas análise estatística será processada no pacote computacional R.
- +
-Uma das grandes dificuldades na formulação deste questionário diz respeito à formulação das questões. O tema a ser discutido com os adolescentes é polêmico e algumas perguntas podem causar constrangimento. Abaixo aparece uma sequência de informações possivelmente relacionadas com o objeto de pesquisa. +
- +
-**Identificação do Adolescente** +
- ---- +
-Idade +
- +
-12 (  ) 13(  )  14(  )  15(  )  16(  )  17(  )  18(  ) +
----- +
-Escola: +
- +
-(  )Colégio Estadual Gilberto Alves do Nascimento +
- +
-(  )Colégio Estadual João Batista Vera +
- +
-(  )Colégio Estadual Professor Mário Brandão Teixeira Braga +
- +
-(  )Colégio Estadual Romário Martins +
- +
-(  )Colégio Estadual Vila Macedo +
-----    +
-Série/ano: +
-7ªE.F.(  )  +
- +
-8ªE.F.(  )  +
- +
-1ºE.M.(  )  +
- +
-2ºE.M.(  )  +
- +
-3ºE.M.(  )  +
- +
----- +
-Turno:  +
- +
-Matutino( +
- +
-Vespertino( +
- +
-Noturno( +
----- +
-Sexo: +
- +
-Feminino(  )  Masculino( +
----- +
-   == Condições Sócio-Econômicas== +
-----    +
-  * Escolaridade do pai: +
- +
- +
-(  )pós-graduação: (  )especialização (  )mestrado +
- +
-(  )ensino superior completo, incompleto ou cursando +
- +
-(  )entre 1º e 3º ano do ensino médio (antigo 2º grau) +
- +
-(  )ensino fundamental - 5ª 8ª série  +
- +
-(  )ensino fundamental - 1ª a 4ª série  +
- +
-(  )analfabeto +
- +
----- +
- +
-   * Escolaridade da mãe: +
-(  )pós-graduação: (  )especialização (  )mestrado +
-(  )ensino superior completo, incompleto ou cursando +
-(  )entre 1º e 3º ano do ensino médio (antigo 2º grau) +
-(  )ensino fundamental - 5ª a 8ª série  +
-(  )ensino fundamental - 1ª a 4ª série  +
-(  )analfabeto +
- +
- +
-   * Número de moradores no domicílio (casa / apartamento):  +
-  ( )1 a 3 ( )4 a6  ( )7 a 10 ( )mais de 10  +
- +
-   *Renda média mensal da família: +
-    )sem renda ou apenas bolsa do governo federal +
-    )até 1 salário mínimo - R$350,00 +
-    )em torno de dois salários mínimos - R$351,00 a R$700,00 +
-    )em torno de três salários mínimos - R$701,00 a R$1.050,00 +
-    )em torno de quatro salários mínimos - R$1.051,00 a R$1.400,00 +
-    )de cinco a seis salários mínimos - R$1.401,00 a R$2.100,00 +
-    )de sete a oito salários mínimos - R$2.101,00 a R$2.800,00 +
-    )de R$2801,00 a R$5.000,00 +
-    )mais de R$5.000,00 +
-   Obs.: pelo cronograma a idéia é de coletar os dados em abril... Mantemos os valores  em salários mínimos já que este poderá sofrer alteração no mês de maio? +
- +
-  *Inserção no mercado de trabalho +
-(  )você não exerce trabalho ou estágio remunerado  +
-(  )você presta trabalhos voluntários +
-(  )está procurando emprego ou trabalho +
- +
-    - Hábitos de lazer +
-   Pratica atividade física, esportiva ou cultural? Sim (  ) Não(  ) Quais? +
-  (  )pratica esportes (futebol, voleibol, skate, hap ki dô) +
-  (  )participa de caminhadas e/ou escaladas na Serra do Mar, passeios ciclísticos,   cavalgadas +
-  (  )pescaria ou banhos no rio +
-  (  )cinema +
-  (  )pratica jogos na internet ou casa de jogos +
-  (  )não tem opções de lazer no seu bairro +
- +
-  - Atitude em relação a Prevenção +
-  (  )usa camisinha quando você tem relação sexual +
-  (  )não usa camisinha quando tem relação sexual +
-  (  )ainda não teve relação sexual +
-  (  )o par usou outro método anticoncepcional para evitar a gravidez, como pílula ou outro a base de hormônios +
-  (  )usou a técnica da tabelinha ou do coito interrompido (tirar o pênis antes da ejaculação) +
-  (  )não conhece os métodos anticoncepcionais +
-  (  )já ouvir falar de alguns métodos anticoncepcionais, como camisinha (preservativo) e pílula, mas não sabe como utilizá-los +
-  (  )conhece alguns métodos anticoncepcionais e sabe como usá-los. São eles: _________ +
-  (  )usou métodos anticoncepcionais de forma errada +
-  (  )não tem acesso aos métodos anticoncepcionais +
-  (  )sabe que tem preservativos (camisinhas) no posto de saúde +
-  (  )não sabia que tem preservativos no posto de saúde --- //[[joel-fertvita@leg.ufpr.br|Instituto Fertvita]] 2007/03/20 23:16// +
- +
-  - Maternidade e paternidade +
-  (  )está esperando um filho (está grávida ou engravidou uma moça) +
-  (  )já é pai ou mãe +
-  (  )você ou sua namorada engravidou e teve aborto +
-  (  )escolheu ter este(s) filho(a)s +
-  (  )não esperava que você ou sua namorada engravidasse, mas aconteceu +
-  (  )não esperava ser pai ou mãe, mas achou legal / ficou feliz +
-  (  )não esperava ser pai ou mãe, mas aconteceu e acha que está atrapalhando seus planos de vida (estudos, trabalho, namoro, etc) +
-  (  )conhece um(a) amigo(a) da sua idade que está para ser ou já é pai ou mãe +
-  (  )alguém na família foi pai ou mãe na adolescência +
- +
-  - Relacionamento familiar +
-  (  )se sente amado(a) por seus pais ou responsáveis +
-  (  )não se sente amado(a) ou querido(a) por seus pais ou responsáveis +
-  (  )é agredido com freqüência verbalmente / moralmente +
-  (  )sofreu ou sofre agressão física +
-  (  )já tentou suicídio por se sentir sozinho(a) +
-  (  )se dá bem com os pais ou responsáveis, mas não com os irmãos +
-  (  )se dá bem com o pai ou mãe, mas não com o padrasto ou madrasta +
-  (  )mora só com um dos pais, porque são separados, mas vê ambos com freqüência +
-  (  )mora só com um dos pais, porque são separados e não vê o outro +
-  (  )mora com os avós, tios ou amigos porque foi desprezado pelos pais +
-  +
-  - Como gostaria que fosse tratado o tema ?  +
-  (  )mais diálogo sobre sexo e sexualidade com pais, professores, médicos e psicólogos +
-  (  )teatro +
-  (  )palestra +
-  (  )cinema +
-  (  )vídeos / documentários +
-  (  )leitura e estudo de textos de livros e revistas +
-  (  )debates ou rodas de conversa com profissionais (professores, enfermeiros, médicos, psicólogos, assistentes sociais, etc) +
-  (  )conversas individuais com professores, enfermeiros, médicos, psicólogos ou outros +
-  (  )aula expositiva e dialogada +
-  (  )músicas +
-  (  )pela sua igreja +
-  (  )pesquisa na internet +
-  (  )programas de rádio e televisão +
-  (  )cartilha ou fôlder +
-  (  )outro +
- +
-   --- //[[joel-fertvita@leg.ufpr.br|Instituto Fertvita]] 2007/03/05 07:37//clecí,lourdes, marciele (obs.: alterações discutidas ainda não foram todas atualizadas até o momento - 20.03) +
- +
- +
  
  
Linha 260: Linha 97:
 </bibtex> </bibtex>
  
-GOMIDE, P. I. C.; MILLAN, D. C.; BOARON, M.; RASQUIM, S.; CZECZKO, N. G.; RIBAS, C.P.M. **Práticas parentais educativas e gravidez na adolescência.** In: Revista Médica do Paraná, Curitiba, v.63, n.2, p. 32-6, jul/dez, 2005. 
  
-SABROZA, Adriane Reis et al. **Algumas repercussões emocionais negativas da gravidez precoce em adolescentes do Município do Rio de Janeiro (1999-2001).** Cad. Saúde Pública. [online]. 2004, vol. 20 supl.1 [citado 2006-10-30], pp. S130-S137. Disponível em: <http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2004000700014&lng=pt&nrm=iso>. ISSN 0102-311X..+GOMIDE, P. I. C.; MILLAN, D. C.; BOARON, M.; RASQUIM, S.; CZECZKO, N. G.; RIBAS, C.P.M. //Práticas parentais educativas e gravidez na adolescência.// In: Revista Médica do Paraná, Curitiba, v.63, n.2, p. 32-6, jul/dez, 2005. 
 + 
 +SABROZA, Adriane Reis et al. //Algumas repercussões emocionais negativas da gravidez precoce em adolescentes do Município do Rio de Janeiro (1999-2001).// Cad. Saúde Pública. [online]. 2004, vol. 20 supl.1 [citado 2006-10-30], pp. S130-S137. Disponível em: <http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2004000700014&lng=pt&nrm=iso>. ISSN 0102-311X..
  
 http://www.pr.gov.br/comec/, acesso em 20.11.06. http://www.pr.gov.br/comec/, acesso em 20.11.06.
  
-PARANÁ-Publicação do Governo do Estado do Paraná de 13 julho de 2005. **Requião anuncia R$ 38,6 milhões para resolver área de ocupação irregular.** Disponível em: +PARANÁ-Publicação do Governo do Estado do Paraná de 13 julho de 2005. Requião //anuncia R$ 38,6 milhões para resolver área de ocupação irregular.// Disponível em: 
 http://www.conlicitacao.com.br/rel/venoticia.php?id=75203, acesso em 20.11.06 http://www.conlicitacao.com.br/rel/venoticia.php?id=75203, acesso em 20.11.06
  
-PARANÁ-Publicação do Paraná Online de 03 de maio de 2006. **Guarituba cadastra famílias que vivem em situação irregular.** Por Gisele Rech. Disponível em: http://www.conlicitacao.com.br/rel/venoticia.php?id=647973, acesso em 20.11.06.+PARANÁ-Publicação do Paraná Online de 03 de maio de 2006. //Guarituba cadastra famílias que vivem em situação irregular.// Por Gisele Rech. Disponível em: http://www.conlicitacao.com.br/rel/venoticia.php?id=647973, acesso em 20.11.06.
  
-MORAES, Andréa. **Estudo mostra problemas da Região Metropolitana de Curitiba.** Gazeta do Povo, Curitiba, 08.12.04, p. 9. Disponível em: http://www.ciranda.org.br/2004/clippingfull.php?mode=ver&id=194, acesso em 24.11.06.+MORAES, Andréa.// Estudo mostra problemas da Região Metropolitana de Curitiba.// Gazeta do Povo, Curitiba, 08.12.04, p. 9. Disponível em: http://www.ciranda.org.br/2004/clippingfull.php?mode=ver&id=194, acesso em 24.11.06.
  
-**PIB dos municípios revela concentração e desigualdades na geração de renda**, 03.05.05. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=354, acesso em 24.11.06.+//PIB dos municípios revela concentração e desigualdades na geração de renda//, 03.05.05. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=354, acesso em 24.11.06.
  
 http://www4.pr.gov.br/escolas/listaescolas.jsp, acesso em 20.11.06. http://www4.pr.gov.br/escolas/listaescolas.jsp, acesso em 20.11.06.
  
- --- //[[joel-fertvita@leg.ufpr.br|Instituto Fertvita]] 2007/03/05 07:59//Clecí+SILVA. Lúcia; TONETE, Vera Lúcia Pamplona. //A gravidez na adolescência sob a perspectiva dos familiares: compartilhando projetos de vida e cuidado.// Rev Latino-am Enfermagem mar/abr 2006; 14(2, p.199-206. Disponível em: www.eerp.usp.br/rlae 
 + 
 +ZERO HORA. //Gravidez afasta meninas da escola.// Porto Alegre, RS, 27.10.2006 
 + 
 +ARAÚJO,Vanize Moreira de; MORÉS, Andréia; ANTUNES, Helenise Sangoi. //Os dizeres das adolescentes sobre a gravidez precoce:// desafios para a escola. Revista Educação, ed 2001, vol 26, n 01. Disponível em: http://www.ufsm.br/ce/revista/revce/2001/01/a5.htm. 
 +Consultado em 30.10.06 
 + 
 +MIRANDA, Adriana. //Elas sabem o que fazem.// Jornal da Unicamp, abr.2001. Disponível em: http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/mar2001/pagina8-Ju159.html, consultado em 30.10.06. 
 + 
 +VITALLE, Maria Sylvia de Souza; AMÂNCIO, Olga Maria Silverio. //Gravidez na Adolescência.// São Paulo. Disponível em: http://www.brazilpednews.org.br/set2001/bnpar101.htm, acesso em 12.11.06. 
  
  

QR Code
QR Code projetos:fertvita (generated for current page)