Diferenças
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| pessoais:walmes:cursorufgd [2011/04/28 02:00] – walmes | pessoais:walmes:cursorufgd [2012/04/03 22:14] (atual) – [section 16] walmes | ||
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| | SEG 25 | Instalação do R e RStudio. Introdução ao R e RStudio, menus e janelas. Mecanismo de busca e ajuda. Criação, acesso e modificação de objetos do tipo vetor, matriz, data.frame, e lista. Atributos dos objetos. Operações matemáticas e estatísticas. Obtenção de estatísticas para grupos de dados. Criação e uso de funções. Visto até o chunk number 8. | | | SEG 25 | Instalação do R e RStudio. Introdução ao R e RStudio, menus e janelas. Mecanismo de busca e ajuda. Criação, acesso e modificação de objetos do tipo vetor, matriz, data.frame, e lista. Atributos dos objetos. Operações matemáticas e estatísticas. Obtenção de estatísticas para grupos de dados. Criação e uso de funções. Visto até o chunk number 8. | | ||
| | TER 26 | Importação de dados, seleção de dados, gráficos de dispersão, boxplot, histograma, densidade, curvas, barras, quantil-quantil, | | TER 26 | Importação de dados, seleção de dados, gráficos de dispersão, boxplot, histograma, densidade, curvas, barras, quantil-quantil, | ||
| - | | QUA 27 | Instalação de pacotes oficiais e não oficiais. Análise de dados de experimento em delineamento inteiramente causalizado (balanceado e desbalanceado), | + | | QUA 27 | Instalação de pacotes oficiais e não oficiais. Análise de dados de experimento em delineamento inteiramente causalizado (balanceado e desbalanceado), |
| - | | QUI 28 | | | + | | QUI 28 | Análise de dados em fatorial duplo qualitativo em blocos, qualitativo-quantitativo (regressão polinomial dentro da análise de variância) e quantitativo (técnicas de superfície de resposta), análise de covariância, |
| - | | SEX 29 | | | + | | SEX 29 | Aspectos introdutórios da análise de regressão linear, estimação, |
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| + | ==== Questionário de avaliação do Curso ==== | ||
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| + | Clique para responder o **[[https:// | ||
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| + | ==== Seminário sobre modelos de regressão ==== | ||
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| + | [[http:// | ||
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| ==== Pacotes necessários a serem instalados ==== | ==== Pacotes necessários a serem instalados ==== | ||
| Linha 362: | Linha 373: | ||
| quadro <- cbind(FV=rownames(anova(m1)), | quadro <- cbind(FV=rownames(anova(m1)), | ||
| write.table(quadro, | write.table(quadro, | ||
| - | </ | ||
| + | require(agricolae) | ||
| + | |||
| + | # aplica o teste de Tukey (aqui só para efeito principal de potássio) | ||
| + | # em caso de interação o procedimento é outro | ||
| + | tukey <- lapply(ajustes, | ||
| + | function(a){ | ||
| + | qmr <- anova(a)[," | ||
| + | dfr <- anova(a)[," | ||
| + | da <- a$model | ||
| + | t0 <- with(da, HSD.test(r, potassio, dfr, qmr)) | ||
| + | return(t0) | ||
| + | }) | ||
| + | </ | ||
| ==== Lista de afazeres ==== | ==== Lista de afazeres ==== | ||
| Linha 389: | Linha 412: | ||
| * procurar o livro {{http:// | * procurar o livro {{http:// | ||
| * revisar a análise dos dados '' | * revisar a análise dos dados '' | ||
| + | * fazer uma enquete para avaliar a qualidade do curso. | ||
| </ | </ | ||
| + | |||
| + | * {{http:// | ||
| + | * {{http:// | ||
| + | * {{http:// | ||
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| Linha 395: | Linha 423: | ||
| ==== Espaço do participante (feedback) ==== | ==== Espaço do participante (feedback) ==== | ||
| - | Dê sua opinião e me ajude a melhorar o curso. Critique, comente, sugira, tire dúvidas, discuta, expresse-se. Sua opinião é muito importante. | + | Dê sua opinião e me ajude a melhorar o curso. Critique, comente, sugira, tire dúvidas, peça a inclusão de novos procedimentos, discuta, expresse-se. Sua opinião é muito importante. |
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