Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
pessoais:walmes:cursorcnpaf [2011/10/17 23:16] – [section 7] walmespessoais:walmes:cursorcnpaf [2011/11/12 20:58] (atual) – [Estatística Experimental Aplicada] walmes
Linha 3: Linha 3:
 /*{{ :pessoais:walmes:cursor3tags.png?500 |}}*/ /*{{ :pessoais:walmes:cursor3tags.png?500 |}}*/
 {{ :pessoais:walmes:poder.gif |}} {{ :pessoais:walmes:poder.gif |}}
 +
 +{{:pessoais:walmes:dsc01671_2_.jpg?800|}}
 +
 +Foto com alguns dos participantes do Curso no último dia.
  
 ---- ----
Linha 100: Linha 104:
  
 ^  Data   ^ Conteúdo ^ ^  Data   ^ Conteúdo ^
-|  SEG 07 | |  +|  SEG 07 | Introdução sobre o R, páginas de download e IDEs. Objetos, importação, análise gráfica exploratória, estatística descritiva básica, testes de hipótese e intervalos de confiança, ajuste de modelos de regressão linear.  |  
-|  TER 08 | | +|  TER 08 | Medidas de influência em regressão linear múltipla, predição, considerações sobre o R², testes de hipóteses e contrastes em modelos de regressão. Modelos de regressão não linear, modelos aplicados às ciências agrárias, considerações sobre estimação e obtenção de valores iniciais, ajuste de uma ou mais curvas, teste de hipótese sobre igualdade de parâmetros. 
-|  QUA 09 | |  +|  QUA 09 | Análise de experimentos em delineamento inteiramente casualizado, experimentos em blocos completos casualizados e blocos incompletos. |  
-|  QUI 10 | |  +|  QUI 10 | Análise de experimento fatorial duplo com fatores categóricos, análise de covariância, análise de fatorial com fatores contínuos, modelagem da heterogeneidade de variâncias, uso de pesos no ajuste. |  
-|  SEX 11 | |+|  SEX 11 | Análise de experimento fatorial com ajuste de polinômios, análise de experimentos em parcela subdivida, subsubdividida e dados longitudinais, análise conjunta de experimentos, análise de dados de proporção (glm binomial). |
  
 ---- ----
Linha 282: Linha 286:
  
 ==== Questionário de avaliação do Curso ==== ==== Questionário de avaliação do Curso ====
-/* 
-Clique para responder o **[[https://spreadsheets.google.com/embeddedform?formkey=dFFPajZIODFFMkE1b0lRNmFvS05iTUE6MA|questionário sobre avaliação do Curso]]**. Não é necessário identificação. O questionário serve para aperfeiçoamento do Curso, portanto, resposta às questões com total sinceridade. Certo de sua colaboração, agradeço. 
  
-*/ +Clique para responder o **[[https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?hl=pt_BR&formkey=dC1UUldWVWZ0QTRLcldhT0hTMm9BNUE6MA#gid=0|questionário sobre avaliação do Curso]]**. Não é necessário identificação. O questionário serve para aperfeiçoamento do Curso, portanto, resposta às questões com total sinceridade. Certo de sua colaboração, agradeço.
-----+
  
  
 +----
 ==== Pacotes necessários a serem instalados ==== ==== Pacotes necessários a serem instalados ====
  
 <code R> <code R>
 # instala os pacotes oficiais usados durante curso via web # instala os pacotes oficiais usados durante curso via web
-install.packages(c("fBasics","agricolae","ScottKnott","contrast","multcomp","gplots")+install.packages(c('agricolae''aod''car', 'contrast''DTK''ellipse', 'fBasics', 
-                 dep=TRUE, repos="http://cran-r.c3sl.ufpr.br/")+                   'fmsb', 'GAD', 'geoR', 'gmodels', 'gplots', 'HH', 'laercio', 'lattice'
 +                   'latticeExtra', 'lme4', 'MASS', 'multcomp', 'mutoss', 
 +                   'nlme', 'nls2', 'nlstools', 'plotrix', 'plyr', 'reshape', 'rpanel', 
 +                   'ScottKnott', 'gWidgetsRGtk2'), dep=TRUE, repos='http://cran-r.c3sl.ufpr.br/')
  
 # link para a página de download do pacote ExpDes # link para a página de download do pacote ExpDes
Linha 301: Linha 306:
  
 ---- ----
 +
 +==== Download de arquivos pelo R no Linux ====
 +
 +<code R>
 +#-----------------------------------------------------------------------------
 +# diretório web onde estão os arquivos
 +dire <- "http://www.leg.ufpr.br/~walmes/ensino/ce223-2011-01/"
 +
 +#-----------------------------------------------------------------------------
 +# lendo a tabela com nome dos arquivos (via ctrol+c)
 +tab <- read.table("clipboard", header=FALSE, sep="\t", stringsAsFactors=FALSE)
 +str(tab)
 +
 +#-----------------------------------------------------------------------------
 +# segunda coluna corresponde ao nome dos arquivos
 +arq <- tab$V2
 +
 +#-----------------------------------------------------------------------------
 +# suponha que eu queira apenas os arquivos de extensão *.R, eles são
 +extR <- grep(".R$", arq, value=TRUE)
 +
 +#-----------------------------------------------------------------------------
 +# formar o nome dos links para download, colocar o wget antes pois é o comando
 +links <- paste("wget ", dire, extR, sep="")
 +links[1]
 +
 +#-----------------------------------------------------------------------------
 +# usar a função system() para fazer download com wget
 +
 +sapply(links, system)
 +
 +#-----------------------------------------------------------------------------
 +# pronto, todos os downloads foram feitos. Agora você pode ir na página desses
 +# caras sabidões e ter as notas de aulas, arquivos, seminários para poder
 +# aprender. Visite essas páginas:
 +# http://www.commanster.eu/
 +# http://socserv.mcmaster.ca/jfox/
 +# http://www.stat.wisc.edu/~bates/
 +# http://www.stat.missouri.edu/~ferreiram/
 +# http://www.isid.ac.in/~deepayan/
 +# http://www.math.mcmaster.ca/~bolker/
 +#-----------------------------------------------------------------------------
 +</code>
  
 ==== Procedimento para o ajuste de diversos modelos lineares ==== ==== Procedimento para o ajuste de diversos modelos lineares ====
Linha 400: Linha 448:
   * revisar a análise dos dados ''volume.txt'', aplicar uma transformação para corrigir a heterogeneidade de variâncias.   * revisar a análise dos dados ''volume.txt'', aplicar uma transformação para corrigir a heterogeneidade de variâncias.
   * fazer uma enquete para avaliar a qualidade do curso.   * fazer uma enquete para avaliar a qualidade do curso.
 +  * análise em blocos aumentados de Federer;
 +  * análise em alpha-lattice;
 </note> </note>
  

QR Code
QR Code pessoais:walmes:cursorcnpaf (generated for current page)