Diferenças
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disciplinas:ce223:interna:solucoes2008 [2008/03/01 20:03] – henriqued | disciplinas:ce223:interna:solucoes2008 [2008/03/09 12:01] (atual) – henriqued | ||
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Linha 1: | Linha 1: | ||
====== Exercícios recomendados da CE-223 Estatística computacional, | ====== Exercícios recomendados da CE-223 Estatística computacional, | ||
+ | |||
==== Semana 1 ==== | ==== Semana 1 ==== | ||
Linha 62: | Linha 63: | ||
- Obter os valores de '' | - Obter os valores de '' | ||
a1[which(sexo == " | a1[which(sexo == " | ||
- | < | + | </code> |
- Obter os valores de '' | - Obter os valores de '' | ||
a1[which(sexo == " | a1[which(sexo == " | ||
Linha 80: | Linha 81: | ||
- Criar um objeto chamado '' | - Criar um objeto chamado '' | ||
notas <- a1[order(sexo, | notas <- a1[order(sexo, | ||
+ | </ | ||
+ | - Criar um vetor com os seguinte elementos: '' | ||
+ | c(1:5, seq(10,50, by=5), seq(60,100, by=10), seq(200, 500, by=100)) | ||
</ | </ | ||
Arquivo .R uma segunda versão da resolução da lista. | Arquivo .R uma segunda versão da resolução da lista. | ||
{{disciplinas: | {{disciplinas: | ||
+ | |||
+ | === Aula ? === | ||
+ | - Obtenha usando o R o resultado da combinação de 10 elementos tomados 4 a 4 de três formas diferentes: | ||
+ | * usando a função '' | ||
+ | * usando a função '' | ||
+ | * usando a função '' | ||
+ | choose(10, 4) | ||
+ | factorial(10)/ | ||
+ | gamma(10 + 1)/ | ||
+ | - Obtenha um gráfico da função de densidade de probabilidade da distribuição < | ||
+ | * utilizando operações algébricas com a expressão da f.d.p. | ||
+ | * utilizando a função '' | ||
+ | fChisq <- function(x, k=3) | ||
+ | 1/ | ||
+ | |||
+ | plot(fChisq, | ||
+ | curve(dchisq(x, | ||
+ | </ | ||
+ | - Obtenha um gráfico de formas análogas às do exercício anterior para a distribuição '' | ||
+ | ft <- function(x, k = 9) | ||
+ | (gamma((k + 1) / 2)/gamma(k / 2)) * (1 / sqrt(k * pi)) * (1/(1 + ((x^2) / k))^((k + 1)/2)) | ||
+ | |||
+ | plot(ft, 0:10) | ||
+ | curve(dt(x, 9), 0:10) | ||
+ | </ | ||
+ | - Considere o exercício da distribuição binomial da primeira aula do curso e discutido na aula desta semana. Experimente utilizar o comando '' | ||
+ | * descreva o tipo de gráfico produzido com cada opção | ||
+ | * discuta exemplos de situações onde o uso de cada um destes tipos de gráficos seria adequado< | ||
+ | fBin <- function(x, n, p) | ||
+ | choose(n, x) * (p^x) * (1 - p)^(n - x) | ||
+ | |||
+ | x <- 0:10 | ||
+ | fx <- fBin(x, 10, 0.03) | ||
+ | plot(x, fx, type=' | ||
+ | plot(x, fx, type=' | ||
+ | plot(x, fx, type=' | ||
+ | |||
+ | #Versão alternativa | ||
+ | par(mfrow=c(3, | ||
+ | sapply(c(" | ||
+ | | ||
+ | </ | ||
+ | |||
+ | ^ Tipo ^ Forma ^ Exemplo | ||
+ | | p | Pontos | ||
+ | | l | linhas | ||
+ | | b | Ambos, linhas e pontos | ||
+ | | c | Como o Tipo b, mas apenas com as linhas | ||
+ | | o | Como o tipo b, mas com as linhas sobre os pontos | ||
+ | | h | Com linhas verticais, similares à um histograma | Verificar a Frequencia | ||
+ | | s | Por etapas, similares a uma escada, começando a etapa horizontalmente | ||
+ | | S | como o anterior, mas começando verticalmente | ||
+ | | n | Não plota o gráfico |