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disciplinas:ce092-2016-02:historico [2016/08/15 15:35] paulojusdisciplinas:ce092-2016-02:historico [2016/11/22 22:09] (atual) paulojus
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 | 02/08 Ter |Informações sobre o curso. Uma discussão sobre algumas possíveis extensões do modelo de regressão: GLM, modelos com respostas transformadas, segmentados, modelos não-lineares. Modelos paramétricos, não paramétricos e semi-paramétricos. Observações não independentes. |Cap 1 - Introdução \\ Livro do Faraway | [[#02/08|Ver abaixo]] | [[#02/08|Ver abaixo]] |   | 02/08 Ter |Informações sobre o curso. Uma discussão sobre algumas possíveis extensões do modelo de regressão: GLM, modelos com respostas transformadas, segmentados, modelos não-lineares. Modelos paramétricos, não paramétricos e semi-paramétricos. Observações não independentes. |Cap 1 - Introdução \\ Livro do Faraway | [[#02/08|Ver abaixo]] | [[#02/08|Ver abaixo]] |  
 | 04/08 Qui |Discussão da turma sobre os dois exemplos e opções para ajuste de modelos | |  |  |   | 04/08 Qui |Discussão da turma sobre os dois exemplos e opções para ajuste de modelos | |  |  |  
-| 09/08 Ter |Apresentações: Modelos com respostas transformadas | |  |  |  +| 09/08 Ter |Apresentações: Modelos com respostas transformadas (Helds) | |  |  |  
 | 11/08 Qui |Tópicos adicionais em transformação de variáveis. Predições na escala original. Transformação da média e GLM. Modelos não lineares. Famílias de transformação e perfilhamento de verissimilhança. |  |  |[[#11/08|Ver abaixo]]  |   | 11/08 Qui |Tópicos adicionais em transformação de variáveis. Predições na escala original. Transformação da média e GLM. Modelos não lineares. Famílias de transformação e perfilhamento de verissimilhança. |  |  |[[#11/08|Ver abaixo]]  |  
-| 16/08 Qui |Apresentações: Modelos de regressão segmentada  | |  |  |  +| 16/08 Ter |Apresentações: Modelos de regressão segmentada (Luiz) | |   |   
 +| 18/08 Qui |Modelos de regressão segmentada (cont) e splines   |  |[[#18/08|Ver abaixo]]  |   
 +| 23/08 Ter |Apresentações: transformação da média e modelo não linear (Andrey e Renata) | |  |[[#23/08|Ver abaixo]]  |   
 +| 25/08 Qui |Preparação: **kernel smoothing** e **smoothing splines** |Cap 11: 11.1 e 11.2 |  |  |   
 +| 30/08 Ter |Discussão dos principais aspectos e exemplos de **kernel smoothing** e **smoothing splines** | |  |  |   
 +| 01/09 Qui |Complementos ew critérios para comparação entre métodos. Validação cruzada. Relações com árvores de regressão. Idéias gerais sobre GAM - modelos aditivos generalizados | |  |  |   
 +| 06/09 Ter |Preparação - GAM's | |  |  |   
 +| 08/09 Qui |Feriado | |  |  |   
 +| 13/09 Ter |Discussão sobre GAM. Introdução aos modelos de efeitos aleatórios | |  |  |   
 +| 15/09 Qui |Viagem Professor. Estudos e preparação de materiais | |  |  |   
 +| 20/09 Ter |Modelos de efeitos aleatórios. Exemplo de medidas repetidas. Estimação | | |[[#20/09|Ver abaixo]] |  
 +| 22/09 Qui |Discussão   | | | 
 +| 27/09 Ter |  | | | 
 +| 29/09 Qui |Cálculo de verossimilhança em modelos de efeitos aleatórios com respostas gaussianas e não gaussianas. Métodos de integração baseados em: (i) aproximação da integral, (ii) aproximação do integrando e (iii) aproximação por simulação  | | | 
 +| 04/10 Ter |dia não letivo - Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão  | | | 
 +| 06/10 Qui |  | | | 
 +| 11/10 Ter |  | | | 
 +| 13/10 Qui |  | | | 
 +| 18/10 Ter |  | | | 
 +| 20/10 Qui |  | | | 
 +| 27/10 Ter |  | | | 
 +| 29/10 Qui |Interrupção aulas - eleições  | | | 
 +| 01/11 Ter |Apresentação árvores I  |Conrado, Lucas e Fabíola | | 
 +| 03/11 Qui |Apresentação árvores II  |Conrado, Lucas e Fabíola | | 
 +| 08/11 Ter |Apresentação regressão heterocedástica I  |Karel e Vinícius | | 
 +| 10/11 Qui |Apresentação regressão heterocedástica II  |Karel e Vinícius | | 
 +| 15/11 Ter |Feriado  | | | 
 +| 17/11 Qui |Viagem do Prof. - preparação as apresentações  | | | 
 +| 22/11 Ter |Regressão quantílica - I  |Karen, Wagner e Luis | | 
  
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   * **Atividades**   * **Atividades**
-    - Ainda com os dados a atividfade anterior:+    - Ainda com os dados a atividade anterior:
       - ajuste modelos com transformação de média (GLM) (//glm()//)       - ajuste modelos com transformação de média (GLM) (//glm()//)
       - ajusta modelos não lineares (//nls()//       - ajusta modelos não lineares (//nls()//
       - comparar os modelos (anteriores e os agora definidos)       - comparar os modelos (anteriores e os agora definidos)
 +  * {{:disciplinas:ce092-2016-02:01transforma.r|Arquivo de comandos - transformações}}
 +
 +=== 18/08 ===
 +  * {{:disciplinas:ce092-2016-02:02segmentada.r|Arquivo de comandos - segmentada/splines}}
 +
 +=== 23/08 ===
 +  * Fazer atividades sugeridas em aula
 +  * Buscar outro(s) dado(s) para aplicação dos modelos vistos até aqui. Em particular para reg segmentada e splines busque um conjunto de dados que não possua comportamento monotônico. 
 +  * Aqui vai mais um conjunto de dados simulado<code R>
 +set.seed(1029)
 +sim01 <- data.frame(x = c(1:10, 13:22), y = numeric(20))
 +sim01$y[1:10] <- 20:11 + rnorm(10, 0, 1.5)
 +sim01$y[11:20] <- seq(11, 15, len=10) + rnorm(10, 0, 1.5)
 +with(sim01, plot(x,y))
 +</code>
 +
 +=== 20/09 ===
 +  - Dados de Singer et. al. \\
 +Julio M. Singer, Carmen Diva Saldiva de André, Clóvis de Araújo Peres\\ **Confiabilidade e Precisão na Estimação de Médias**\\ [[http://www.rbes.ibge.gov.br/images/doc/rbe_236_jan_jun2012.pdf|Revista Brasileira de Estatística, v73]], n. 236, jan./jun. 2012.
 +
 +<code>
 +Local Concentra 
 +1     170,
 +1     154,
 +1     136,
 +1     153,
 +2      68,0 
 +2      66,4 
 +2      70,3 
 +2      71,1 
 +3     151,
 +3     138,
 +3     128,4
 +3     118,1
 +4     153,9
 +4     149,1
 +4     147,5
 +4     103,8
 +5      83,9
 +5     101,4
 +5     117,3
 +5     114,1
 +</code>
 +  * {{:disciplinas:ce092-2016-02:codigo.r|Códigos reproduzindo alguns resultados do artigo}}
 +  * [[http://leg.ufpr.br/~paulojus/embrapa/Rembrapa/Rembrapase27.html#x29-18300027|Exemplo de códigos com uma análise similar]] Estudar o códiugo e adaptar para análise dos dados do artigo. Interpretar os resultados e extrair resumos interessantes da análise.  
 +

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