Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
disciplinas:ce083-2012-01 [2012/05/10 18:09] walmesdisciplinas:ce083-2012-01 [2012/10/18 21:19] (atual) walmes
Linha 15: Linha 15:
   - **Avaliações:** <WRAP>   - **Avaliações:** <WRAP>
 ^ Atividade ^ Data ^ Pontuação ^ Conteúdo ^ Informações ^ ^ Atividade ^ Data ^ Pontuação ^ Conteúdo ^ Informações ^
-| 1a prova              |  **16/04**  33 pontos | | | +| 1a prova              |  16/04  | 25 pontos | | | 
-| 2a prova              |  21/05  | 33 pontos | | | +| 1o trabalho            16/04  | 12.5 pontos | | | 
-3a prova              |  18/06  34 pontos | | | +| 2a prova              |  21/05  | 25 pontos | | | 
-| Final |  ??  | -- |Todo conteúdo do curso  | |+2o trabalho           |  21/05  12.5 pontos | | | 
 +| 3o trabalho            17/10  | 25 pontos | | | 
 +| Final |  22/10  | -- |Todo conteúdo do curso  | |
 </WRAP> </WRAP>
   - **Horários de atendimento do professor :** Segundas e quartas, 16:30 - 17:30, LEG (Laboratório de Estatística e Geoinformação), prédio anexo ao prédio da administração do centro politécnico, andar superior (espaço do antigo salão de provas).   - **Horários de atendimento do professor :** Segundas e quartas, 16:30 - 17:30, LEG (Laboratório de Estatística e Geoinformação), prédio anexo ao prédio da administração do centro politécnico, andar superior (espaço do antigo salão de provas).
 +  - **Notas das avaliações**: {{http://www.leg.ufpr.br/~walmes/ensino/ce083-2012-01/notas.pdf}}
  
  
Linha 144: Linha 147:
 |  qua 02/Mai (aula 16) | Intervalos de confiança e teste para a média de uma normal. | Rodar o script [[http://www.leg.ufpr.br/~walmes/ensino/ce083-2012-01/ce083-2012-01-aula16.R|aula16.R]] tomar conhecimento dos conteúdos: [[http://www.youtube.com/watch?v=l-cVkHgGDIY|Intervalo de confiança]], [[http://www.youtube.com/watch?v=nhCfm6Z2r84|Intervalo de confiança - probabilidade e estatística]]. | ? | |  qua 02/Mai (aula 16) | Intervalos de confiança e teste para a média de uma normal. | Rodar o script [[http://www.leg.ufpr.br/~walmes/ensino/ce083-2012-01/ce083-2012-01-aula16.R|aula16.R]] tomar conhecimento dos conteúdos: [[http://www.youtube.com/watch?v=l-cVkHgGDIY|Intervalo de confiança]], [[http://www.youtube.com/watch?v=nhCfm6Z2r84|Intervalo de confiança - probabilidade e estatística]]. | ? |
 |  seg 07/Mai | Não houve aula devido à participação do docente na 57º RBRAS. | ? | ? | |  seg 07/Mai | Não houve aula devido à participação do docente na 57º RBRAS. | ? | ? |
-|  qua 09/Mai (aula 17) | Intervalos de confiança e teste de hipótese para média, proporção e diferença de médias. | Rodar o script [[http://www.leg.ufpr.br/~walmes/ensino/ce083-2012-01/ce083-2012-01-aula17.R|aula17.R]] tomar conhecimento dos conteúdos: [[http://www.youtube.com/watch?v=nrpx7bzU0gQ|Intervalo De Confianza Para Una Proporción]]. | ? | +|  qua 09/Mai (aula 17) | Intervalos de confiança e teste de hipótese para média, proporção e diferença de médias. **Trabalho 2 - instruções abaixo.** | Rodar o script [[http://www.leg.ufpr.br/~walmes/ensino/ce083-2012-01/ce083-2012-01-aula17.R|aula17.R]] tomar conhecimento dos conteúdos: [[http://www.youtube.com/watch?v=nrpx7bzU0gQ|Intervalo De Confianza Para Una Proporción]], [[http://www.portalaction.com.br/content/2-intervalos-de-confian%C3%A7a|Portal Action - 4 - Intervalos de confiança]], [[http://www.portalaction.com.br/532-31-introdu%C3%A7%C3%A3o|Portal Action - 5 - Testes de hipótese]]. | ? | 
-|  seg 14/Mai | ? | [[http://www.r-statistics.com/2012/01/interactive-graphics-with-the-iplots-package-from-r-in-action/|Interactive Graphics with the iplots Package (from "R in Action")]]. | ? | +|  seg 14/Mai (aula 18) Dimensionamento de amostra e teste para a variância. | Rodar o script [[http://www.leg.ufpr.br/~walmes/ensino/ce083-2012-01/ce083-2012-01-aula18.R|aula18.R]] tomar conhecimento dos conteúdos: | ? | 
-|  qua 16/Mai | ? | ? | +|  qua 16/Mai (aula 19) | Teste para variâncias, teste t amostras independentes e amostras pareadas, teste de aderência e independência. | Rodar o script [[http://www.leg.ufpr.br/~walmes/ensino/ce083-2012-01/ce083-2012-01-aula19.R|aula19.R]] tomar conhecimento dos conteúdos: ? | ? | 
-|  seg 21/Mai | 2ª avaliação? | | +|  seg 21/Mai | 2ª avaliação. | [[http://www.r-statistics.com/2012/01/interactive-graphics-with-the-iplots-package-from-r-in-action/|Interactive Graphics with the iplots Package (from "R in Action")]]. | ? | 
- qua 23/Mai ? | ? | ? | +|  qua 19/Set (aula 20) Importação de dados no formato texto, uso da função ''read.table()''Rodar o script [[?]] e tomar conhecimento do conteúdos: [[http://cran.r-project.org/doc/manuals/R-data.html|R Data Import/Export]], [[http://www.youtube.com/watch?v=zNYabgcv_KY|R Data Import from Text File]], [[http://www.youtube.com/watch?v=jGPl8I6lSsM&feature=related|Reading Data into R]], [[http://www.r-tutor.com/r-introduction/data-frame/data-import|Data Import]], [[http://msenux.redwoods.edu/math/R/ImportingData.php|Importing Data in R]], [[http://www.statmethods.net/input/importingdata.html|Importing Data]]. | ? | 
-|  seg 28/Mai | +|  seg 24/Set (aula 21) Importação de dados, tarefas por grupos e gráficos da lattice. Rodar o script [[http://www.leg.ufpr.br/~walmes/ensino/ce083-2012-01/ce083-2012-01-aula21.R|aula21.R]] e tomar conhecimento do conteúdos: [[http://stackoverflow.com/questions/3505701/r-grouping-functions-sapply-vs-lapply-vs-apply-vs-tapply-vs-by-vs-aggrega|R Grouping functions]], [[http://nsaunders.wordpress.com/2010/08/20/a-brief-introduction-to-apply-in-r/|A brief introduction to 'apply' in R]], [[http://plyr.had.co.nz/|plyr: The split-apply-combine strategy for R]], [[http://www.cerebralmastication.com/2009/08/a-fast-intro-to-plyr-for-r/|A Fast Intro to PLYR for R]], [[http://www.his.sunderland.ac.uk/~cs0her/Statistics/UsingLatticeGraphicsInR.htm|Using Lattice Graphics in R]], [[http://www.stat.auckland.ac.nz/~paul/RGraphics/chapter4.pdf|Trellis Graphics: the Lattice Package]]. | ? | 
- qua 30/Mai ? | +|  qua 26/Set (aula 22) Junção de dados e reorganização. Rodar o script [[http://www.leg.ufpr.br/~walmes/ensino/ce083-2012-01/ce083-2012-01-aula22.R|aula22.R]] e tomar conhecimento do conteúdos: [[http://stackoverflow.com/questions/1299871/how-to-join-data-frames-in-r-inner-outer-left-right|How to join data frames in R (inner, outer, left, right)?]], [[http://novicemetrics.blogspot.com.br/2011/04/merging-multiple-data-files-into-one.html|Merging Multiple Data Files into One Data Frame]], [[http://rwiki.sciviews.org/doku.php?id=tips:data-frames:merge|Merge data frames]]. | ? | 
-|  seg 04/Jun ? | ? | ? | +|  qua 01/Out (aula 23) Exportação de gráficos e tabelas. Rodar o script [[http://www.leg.ufpr.br/~walmes/ensino/ce083-2012-01/ce083-2012-01-aula23.R|aula23.R]] e tomar conhecimento do conteúdos: [[http://www.statmethods.net/input/exportingdata.html|Exporting Data]], [[http://rwiki.sciviews.org/doku.php?id=tips:graphics-misc:export|Exporting R graphs - cross-platform solutions]], [[http://www.packtpub.com/article/graphical-capabilities-of-r|Graphical Capabilities of R]], [[http://blog.revolutionanalytics.com/2009/01/10-tips-for-making-your-r-graphics-look-their-best.html|10 tips for making your R graphics look their best]]. | ? |
-|  qua 06/Jun ? | +
-|  seg 11/Jun | ? | ? | ? | +
-|  qua 13/Jun ? | ? | +
-|  seg 18/Jun | 3ª avaliação. | ? | ? | +
-|  qua 20/Jun | ? | ? | ? | +
-|  seg 25/Jun ? | ? | ? | +
-|  qua 27/Jun ? | ? | ? |+
  
 ===== Avaliações ===== ===== Avaliações =====
  
-Trabalho 1 - 20% da nota na primeira avaliação.+Trabalho 1
  
 <code> <code>
Linha 244: Linha 240:
 walmes<at>ufpr.br, no campo assunto escrever "ce083 - trabalho 1". walmes<at>ufpr.br, no campo assunto escrever "ce083 - trabalho 1".
 Enviar arquivo até às 17:30 h do dia 18/04. Enviar arquivo até às 17:30 h do dia 18/04.
- 
 </code> </code>
 +
 +Trabalho 2
 +
 +{{http://www.leg.ufpr.br/~walmes/ensino/ce083-2012-01/sabatina.pdf|Trabalho 2.pdf}}
 +
 +Entregar script R com para um dos itens de 1 à 4 de cada questão. O sorteio dos itens está dentro do documento.
 +O Script deve conter cabeçalho com nome do acadêmico e grr.
 +Enviar arquivos com nome seguindo padrão "ce083_meu_grr.R", exemplo, GRR 20041394
 +vai ficar "ce083_20041394.R" (o nome do arquivo deve ser obrigatoriamente nesse formato,
 +e deve ser de extensão R (executável), não em txt, doc, outro. Enviar arquivo para
 +walmes<at>ufpr.br, no campo assunto escrever "ce083 - trabalho 2".
 +Enviar arquivo até às 17:30 h do dia 21/05.
 +
 +Trabalho 3
 +
 +Análise descritiva de dados. Obter dados do portal {{www.ipeadata.gov.br}} **à nível de município** (registros de valores por município) e **abrangência Brasil**. Com os dados fazer:
 +  * Uma análise exploratória a nível de Brasil. Represente a distribuição de frequência por meio de gráficos e/ou tabelas, apresente medidas de posição, dispersão, separação. Discuta os gráficos e tabelas apresentados em todos os seus aspectos gerais e detalhes. Escreva sua redação como se estivesse realmente informando uma platéia não especializada em estatística.
 +  * Uma análise exploratória separada por estado. Apresente gráficos e tabelas que permitam vizualizar diferenças entres os estados, agrupar estados por similaridade. Discuta os casos extremos, os resultados dos gráficos e tabelas como se estivesse informando uma platéia não especializada em estatística.
 +  * Faça uma análise exploratória considerando a renda per capita média. Verifique o comportamento entre as duas variáveis, descreva a relação entre elas.
 +Em todas as etapas você irá usar o mesmo conjunto de dados. A lista dos dados e respectivo responsável está abaixo:
 +
 +^ Domínio ^ Tema ^ Tabela ^ Responsável ^
 +| Reginal | Agropecuária      | área plantada total | ? |
 +| Reginal | Agropecuária      | utilização das terras - matas e florestas naturais | Renato S. B. |
 +| Reginal | Produção          | despezas com atividades de comércio | ? |
 +| Reginal | Produção          | despezas com atividades de serviço | ? |
 +| Reginal | Segurança pública | número de omicídios | Fernando G. M. |
 +| Reginal | Segurança pública | número de suicídios | Simone R. |
 +| Reginal | Segurança pública | número de vítimas de acidente de trânsito | Wagner L. |
 +| Reginal | Geográfico        | área geográfica | Morlan |
 +| Social  | Asistência social | programa bolsa família - número de bolsas em Dezembro | Letícia P. O. |
 +| Social  | Demografia        | professores do fundamental residentes com curso superior completo | Zheng |
 +| Social  | Demografia        | taxa de fecundidade | José E. L. |
 +| Social  | Demografia        | esperança de vida ao nascer | Paula A. Z. |
 +| Social  | Demografia        | probabilidade de sobreviver até 40 anos | ? |
 +| Social  | Demografia        | mortalidade até 5 anos | Vanessa S. |
 +| Social  | Habitação         | domicílios com carro - pessoas | Michele |
 +| Social  | Habitação         | domicílios com energia elétrica - pessoas | Juliana |
 +| Social  | Habitação         | domicílios com instalação adequada de esgoto - pessoas | ? |
 +| Social  | Emprego           | taxa de participação | Jefferson N. |
 +| Social  | Emprego           | população ocupada | ? |
 +| Social  | Saúde             | enfermeiros residentes com curso superior | ? |
 +| Social  | Renda             | renda famíliar per capita média | <fc #FF0000>TODOS</fc> |
 +
 +Você deverá entregar para avaliação:
 +  * Um script R com o passo a passo, incluindo comandos e com comentários, desde a importação do arquivo de dados à geração de gráficos e tabelas que serão usados na sua discussão.
 +  * Um documento de texto (editado em Word, Writer, Latex ou qualquer outro) enviado em formato PDF contendo elementos da sua análise de dados (informação em tabelas, gráficos e no texto) e principalmente, texto com discussão/informação/contextualização/interpretação sobre a análise feita. Todo gráfico/tabela apresentado deve ser discutido. Não esqueça de colocar a origem dos dados, as unidades de medida, o ano de referência. Gráficos e tabelas devem estar com rótulos de eixos/linhas/colunas em português, devem ser sequencialmente numerados dentro do texto e ter legendas que descrevam de forma breve o seu conteúdo.
 +  * O prazo limite para envio dos trabalhos é dia 17/10/2012 às 19:00.
 +
 +
 ===== Programas computacionais ===== ===== Programas computacionais =====
   * Programa básico do curso   * Programa básico do curso

QR Code
QR Code disciplinas:ce083-2012-01 (generated for current page)