Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
disciplinas:ce009elt-2020-01:historico [2020/03/05 11:51] paulojusdisciplinas:ce009elt-2020-01:historico [2020/03/17 11:49] (atual) – a revisão anterior foi restaurada (2020/03/10 12:35) paulojus
Linha 21: Linha 21:
 ^ Data ^ Conteúdo ^ Leitura ^ Exercícios Livro ^  Tópicos ^ ^ Data ^ Conteúdo ^ Leitura ^ Exercícios Livro ^  Tópicos ^
 | 03/02 Ter |Informações sobre o curso. Fundamentos e objeto das três partes deste curso: (i) probabilidades, (ii) estatística descritiva e (iii) inferência estatística.  |Cap 1 | |[[#03/02|Ver abaixo]] | | 03/02 Ter |Informações sobre o curso. Fundamentos e objeto das três partes deste curso: (i) probabilidades, (ii) estatística descritiva e (iii) inferência estatística.  |Cap 1 | |[[#03/02|Ver abaixo]] |
-| 05/03 Qui |Discussão sobre a origem e formato dos dados relatados em reportagens, artigos etc. Introdução à estatística descritiva. Análises uni, bi e multivariadas. Tipos de variáveis: qualitativas (nominal/ordinal), quantitativas (discretas/contínuas). Tipos de gráficos adequados a cada uma. O perigo do "confundimento". O gráfico //box-plot// |Cap 2 | |[[#01/03|Ver abaixo]] |+| 05/03 Qui |Discussão sobre a origem e formato dos dados. Dados de um questionário. Introdução à estatística descritiva. Tipos de variáveis: qualitativas (nominal/ordinal), quantitativas (discretas/contínuas). Resumos por tabelas, grpaficos e medidas. Tipos de gráficos adequados a cada uma.  |Cap 2 | |[[#05/03|Ver abaixo]] | 
 +| 10/03 Ter |Refazendo as análises do questionário utilizando a linguagem R  |Cap 2 | |[[#10/03|Ver abaixo]] | 
 +| 12/03 Qu |Estatística descritiva. Resumo de dados utilizando gráficos, tabelas e medidas adequadas a cada tipo de variável (qualitativas - nominal e ordinal e quantitativas - discretas e contínuas). medidas de posição e de dispersão. Gráfico box-plot  |Cap 2 e 3 | |[[#12/03|Ver abaixo]] |
  
 === 03/02 === === 03/02 ===
Linha 37: Linha 39:
  
 === 05/03 === === 05/03 ===
 +  - [[https://docs.google.com/forms/d/1LEwMM4A0giLWVk9AElVwl3uwtdLdJYi-26IdZ5UdcKI/edit|Preencher o questionário de perfil dos alunos]]
   - Verificar a página de análise descritivas com atenção aos tipos de gráficos utilizados para cada tipo de variável   - Verificar a página de análise descritivas com atenção aos tipos de gráficos utilizados para cada tipo de variável
   - Exercícios sugeridos: [[http://www.leg.ufpr.br/~paulojus/CE003/descritiva/descritiva.pdf|Exercícios 1, 2 e 3 da lista de estatística descritiva]]   - Exercícios sugeridos: [[http://www.leg.ufpr.br/~paulojus/CE003/descritiva/descritiva.pdf|Exercícios 1, 2 e 3 da lista de estatística descritiva]]
 +  - Montar um questionário no "Google docs" (ou similar). Procure incluir variáveis de diferentes tipos.
  
 +=== 10/09 === 
 +  - [[http://leg.ufpr.br/~paulojus/embrapa/Rembrapa/Rembrapase8.html#x10-560008|Exemplo do uso do R e análises de um conjunto de dados.]] 
 +  - Arquivos utilizados na aula 
 +    - {{ :disciplinas:ce009elt-2020-01:quest-ce009elt.csv |dados do questionário}}  
 +    - {{ :disciplinas:ce009elt-2020-01:quest-ce009elt.r |arquivo de comandos}}

QR Code
QR Code disciplinas:ce009elt-2020-01:historico (generated for current page)