====== Revisão dos Critérios para atribuição dos encargos didáticos ======
Esta página é um fórum para que as sugestões de mudanças nos critérios possam ser apresentadas e discutidas.\\
* **Veja abaixo os tópicos levantados até o momento**. Clicando em cada um deles abre-se uma página onde comentá
rios podem ser feitos.
* Novos tópicos podem ser acrescentados e serão reorganizados na página se necessário.
* **Não deixe de se manifestar!!!**. Adicione seus novos tópicos e/ou comentários aos já existentes.
* [[http://www.est.ufpr.br/interno/encargos-didaticos/criterios2006.pdf|Normas atualmente válidas para atribuição de encargos didáticos]]
* Nova Proposta de documento:
* Proposta: {{:dest:encargos2011.pdf|nova versão do documento}} elaborado pela comissão (01/12/2011)
* {{:dest:criterios-encargos-mod.pdf|versão do documento com marcações de pontos de mudança de conteúdo}} (01/12/2011)
- (R) : pontos acordados anteriormente a serem removidos
- (D) : pontos discutidos recentemente
- (T) : troca de texto
====== Histórico ======
* Os critérios para atribuição de encargos didáticos foram inicialmente propostos (em 2004).
* Em 2006 houve uma revisão que gerou o documento atual.
* Basicamente consideram-se: as //cargas horárias de disciplinas// e outras atividades que são convertidas em **//módulos//**. Com isto é feita a atribuição segundo os critérios.
* Foi proposta uma revisão dos critérios. Para isto uma comissão foi indicada para coletar sugestões e apresentar proposta de atualização dos critérios
* Na reunião de mar/2011 foi feita em reunião do DEPTO uma apresentação ilustrativa dos critérios atuais.
* Na sequência os professores da comissão estão coletando sugestões e/ou estas estão sendo colocadas nesta página.
* Na reunião de abril do Depto foram discutidos pontos para modificação.Alguns pontos foram definidos e outros ficaram abertos para discussões posteriores e decisão em uma reunião subsequente. Os pontos de mudança nos critérios que foram decididos e os que estão em aberto são apresentados na tabela nesta página.
====== Alterações discutidas em reunião de Dpto ======
Reunião de abril
As decisões desta reunião não possuem caráter definitivo, apenas encaminham a redação da proposta final.
A decisão definitiva será tomada quando da votação da versão revisada dos encargos.
**Tópicos em vermelho foram indicados para mais discussões pela plenária.**\\
**As demais propostas foram encaminhadas com indicação favorável da plenária.**
^Tópico ^Mudança proposta ^
|carga horária a ser atribuída|Passa a contar apenas carga de graduação (PG passa a ser módulo) |
|ordem de escolha |mantém critério atual por tempo efetivo de serviço com rodadas de escolha de 4hs |
|contagem de tempo efetivo |passa-se a incluir no tempo efetivo afastamentos para titulação (MS. Dr, PosDoc) e licença maternidade |
|módulos |manter módulos com alterações das atividades a computar módulos |
|débitos/créditos |estabelecer período de validade |
|uso de módulos: apenas na 3a rodada e qdo CH >= 12|sem restrições |
^Atividades que deixam de computar módulos ^^
|cargos de chefia/coordenação ||
|coordenação de seminários ||
|participação em eventos (todos itens do tópico 3) ||
|parecerista em artigo (tópico 4) ||
|projetos de pesquisa ||
|tutor PET ||
|coordenação de Especialização ||
|tutor PET ||
|qq outras atividades remuneradas ||
^Atividades que mantém e/ou modificam a computação de módulos ^^
|chefia laboratório ||
|qualificação |estabelecer período de concessão de módulo |
|Produção científica |a discutir: atividades e pontuações |
^Atividades que passariam a contar módulos ^^
|Pós graduação |atividades de PG passam a contar módulo |
|Iniciação Científica |definir quantidades e limites |
|Projeto de extensão e/ou bolsas |definir tipo de projeto e como fazer atribuição de módulos|
\\
Pontos em aberto para discussão
^Tópico ^Pontos para discussão ^
|Modulos para atividades de PG|o que contar: disciplinas(?), orientações (?), co-orientações(?); de qual PG contar: membro efetivo (?), colaborador(?), outros(?), fora da UFPR(?) |
|Iniciação Científica |quantos módulos por aluno? Número máximo (?) |
|Proj. Extensão/Bolsa|qual tipo de projeto? com/sem bolsista? quantos módulos? |
|Produção científica|quais produções? em que área? como pontuar? levar em consideração co-autoria? |
|Tempo de validade dos saldos de CH|sugestão 2 semestres para quitar/expirar saldos de módulos; ordem de escolha na 3a rodada com prioridade para quitações. Excessos intencionais qdo não há disponibilidade para quitar são deduzidos dos débitos e não geram créditos. (deduzidos do "balaio de débitos do depto")|
|implementação novos critérios |Quando implementar? o que fazer com saldos atuais? |
|como e quando solicitar módulos | |
====== Discussões preliminares ======
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Tópicos para discussão
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