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-====== Sessão 1: familiarizando-se com o R ======+====== Exemplo 1: familiarizando-se com o R ======
  
-Esta é uma primeira sessão com o \Rvisando dar aos participantes uma idéia geral da aparência e forma de opera\c{c}ão do programa.\\+Esta é uma primeira sessão com o **R** visando dar aos participantes uma idéia geral da aparência e forma de operação do programa.\\
 Os comandos abaixo motivam explicações sobre características básicas de linguagem e serão reproduzidos, comentados e discutidos com os participantes durante o curso. Os comandos abaixo motivam explicações sobre características básicas de linguagem e serão reproduzidos, comentados e discutidos com os participantes durante o curso.
  
 Vamos começar  gerando dois vetores ''x'' e ''y''  de coordenadas geradas a partir de números  pseudo-aleatórios  Vamos começar  gerando dois vetores ''x'' e ''y''  de coordenadas geradas a partir de números  pseudo-aleatórios 
 e depois inspecionar os valores gerados. e depois inspecionar os valores gerados.
-<codeR>+<code R>
 x <- rnorm(5) x <- rnorm(5)
 x x
Linha 29: Linha 29:
  
 Neste simples exemplo introduzimos várias idéias e conceitos:\\  Neste simples exemplo introduzimos várias idéias e conceitos:\\ 
-//objeto//, //atribui\c{c}ão de valores//, //vetores//, //impressão de objetos//,  //fun\c{c}ão//, //argumentos de funções//, //"defaults"//,  \textit{gera\c{c}ão de números aleatóriose //controle de semente//.  +//objeto//, //atribuição de valores//, //vetores//, //impressão de objetos//,  //função//, //argumentos de funções//, //"defaults"//,  //geração de números aleatórios// e //controle de semente//.  
  
 Agora vamos colocar num gráfico os pontos gerado usando o comando Agora vamos colocar num gráfico os pontos gerado usando o comando
Linha 112: Linha 112:
 </code> </code>
  
-Gráficos de resíduos são produzidos com \code{plot()}.+Gráficos de resíduos são produzidos com ''plot()''.
 Como a função produz 4 gráficos dividiremos a tela gráfica, Como a função produz 4 gráficos dividiremos a tela gráfica,
 <code R> <code R>
Linha 119: Linha 119:
 </code>  </code> 
  
-Note que o comando acima \code{par(mfrow=c(2,2))}+Note que o comando acima ''par(mfrow=c(2,2))''
 dividiu a janela gráfica em 4 partes para acomodar os 4 gráficos. dividiu a janela gráfica em 4 partes para acomodar os 4 gráficos.
 Para restaurar a configuração original usamos Para restaurar a configuração original usamos
Linha 144: Linha 144:
 legend(1,20, c("linear simples","ponderada","loess","verdadeira"), lty=c(1,2,3,1), lwd=c(1,1,1,2)) legend(1,20, c("linear simples","ponderada","loess","verdadeira"), lty=c(1,2,3,1), lwd=c(1,1,1,2))
 </code> </code>
-Ao final destas análises  +Ao final destas análises removemos o objeto ''dummy'' do caminho de procura.
-removemos o objeto \code{dummydo caminho de procura.+
  
 <code R> <code R>
Linha 161: Linha 160:
 </code> </code>
  
-E ao final retornamos ao gráfico  padrão e  "limpamos" novamente o \textit{workspace}, ou seja, apagando objetos. +E ao final retornamos ao gráfico  padrão e  "limpamos" novamente o //workspace//, ou seja, apagando objetos. 
 <code R> <code R>
 par(mfrow=c(1,1)) par(mfrow=c(1,1))

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