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Linha 2: Linha 2:
  
 Verificar sua familiaridade com o R executando as seguintes tarefas: Verificar sua familiaridade com o R executando as seguintes tarefas:
-  Efetuar as seguintes operações no R: +  Efetuar as seguintes operações no R: 
-    - <latex>10*1 + 11*2 + \ldots + 20*10</latex>+    - <latex>11*1 + 11*2 + \ldots + 20*10</latex>
     - <latex>\log{\sqrt{1}} + \log{\sqrt{2}} + \log{\sqrt{4}} + \log{\sqrt{8}} + \ldots + \log{\sqrt{1024}} </latex>, em que <latex>\log</latex> é o logarítmo neperiano.     - <latex>\log{\sqrt{1}} + \log{\sqrt{2}} + \log{\sqrt{4}} + \log{\sqrt{8}} + \ldots + \log{\sqrt{1024}} </latex>, em que <latex>\log</latex> é o logarítmo neperiano.
-  Entrar com os seguintes dados no R:+  Entrar com os seguintes dados no R: 
 ^Indivíduo ^ Idade ^ Time ^ ^Indivíduo ^ Idade ^ Time ^
-| 1 | 23 | Curitiba |+| 1 | 23 | Coxa | 
 +| 2 | 31 | Coxa | 
 +| 3 | 24 | Coxa | 
 +| 4 | 19 | Furacão | 
 +| 5 | 33 | Furacão | 
 +| 6 | 32 | Furacao | 
 +| 7 | 30 | Coxa | 
 +| 8 | 35 | Furacao | 
 +| 9 | 22 | Coxa | 
 +|10 | 21 | Furacao |
  
-  Considere os  [[http://www.ime.usp.br/~noproest/dados/|dados do questionário estudantil]] do Livro de Noções de Probabilidades e Estatística de Magalhães e Lima+  Considere os  [[http://www.ime.usp.br/~noproest/dados/|dados do questionário estudantil]] do Livro de Noções de Probabilidades e Estatística de Magalhães e Lima
     - Importar os dados para o R     - Importar os dados para o R
     - Fazer uma análise descritiva (gráficos, tabelas e medidas) de ao menos quatro variáveis (de diferentes tipos) do conjunto de dados     - Fazer uma análise descritiva (gráficos, tabelas e medidas) de ao menos quatro variáveis (de diferentes tipos) do conjunto de dados
     - Fazer uma análise descritiva bivariada de ao menos três pares de variáveis deste conjunto de dados     - Fazer uma análise descritiva bivariada de ao menos três pares de variáveis deste conjunto de dados
-  Fazer um gráfico da função <latex>f(x) = 3 + 15 \exp(-x/10)</latex> +  Fazer um gráfico da função <latex>f(x) = 3 + 15 \exp(-x/10)</latex> 
-  Seja a função de densidade de probabilidade: <latex>f(x) = \frac{\exp\{-|x|\}}{2} \;\; I_{(-\infty,\infty)}(x)</latex>. Mostre comandos para obter: +  Seja a função de densidade de probabilidade: <latex>f(x) = \frac{\exp\{-|x|\}}{2} \;\; I_{(-\infty,\infty)}(x)</latex>. Mostre comandos para obter: 
     - o gráfico da função;     - o gráfico da função;
     - mostrar que a integral de função no domínio de //x// é igual a 1;     - mostrar que a integral de função no domínio de //x// é igual a 1;
Linha 21: Linha 31:
       * <latex>P[X > \Sexpr{0,8}]</latex>       * <latex>P[X > \Sexpr{0,8}]</latex>
       * <latex>P[|X| > \Sexpr{1,5}]</latex>       * <latex>P[|X| > \Sexpr{1,5}]</latex>
-  Entrar com os dados a seguir e efetuar um teste-t<code>+  Entrar com os dados a seguir e efetuar um teste-t<code>
   femeas: 120   107   110   116   114   111   113   117   114   112   femeas: 120   107   110   116   114   111   113   117   114   112
   machos: 110   111   107   108   110   105   107   106   111   111</code>   machos: 110   111   107   108   110   105   107   106   111   111</code>
-  Entrar com dados e fazer a análise dos dados do experimento inteiramente ao acaso  +  Entrar com dados e fazer a análise dos dados do experimento inteiramente ao acaso. {{:cursos:rbelem:exemplo01.txt|Arquivo de dados do experimento}}  
-  Entrar com dados e fazer a análise dos dados do experimento blocos ao acaso \\+  Entrar com dados e fazer a análise dos dados do experimento blocos ao acaso \\
 **Conteúdo de óleo de //S. linicola//, em percentagem, em vários estágios de crescimento (Steel & Torrie, 1980, p.199).**  **Conteúdo de óleo de //S. linicola//, em percentagem, em vários estágios de crescimento (Steel & Torrie, 1980, p.199).** 
 ^Estágios ^  Blocos ^^^^  ^Estágios ^  Blocos ^^^^ 
Linha 35: Linha 45:
 |Estágio 5             6,    | 4,9   | 5,9   | 7,1 | |Estágio 5             6,    | 4,9   | 5,9   | 7,1 |
 |Estágio 6             6,    | 7,3   | 7,7   | 6,7 |  |Estágio 6             6,    | 7,3   | 7,7   | 6,7 | 
-  - Entrar com dados e fazer uma análise de regressão+ 
 +  * Entrar com dados e fazer uma análise de regressão 
 | x | 1  | 2  | 3  | 4  | 5  | 6  | 7  | 8  | 9  | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | | x | 1  | 2  | 3  | 4  | 5  | 6  | 7  | 8  | 9  | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |
 | y | 0.9 | 5.1 | 2.4 | 8.1 | 4.2 | 7.1 | 5.6 | 7.6 | 5.9 | 7.7 | 11.8 |  6.9 |  9.3 | 10.9 | 8.4 | 11.6 | 13.0 | 13.8 | 13.1 | 9.3 | | y | 0.9 | 5.1 | 2.4 | 8.1 | 4.2 | 7.1 | 5.6 | 7.6 | 5.9 | 7.7 | 11.8 |  6.9 |  9.3 | 10.9 | 8.4 | 11.6 | 13.0 | 13.8 | 13.1 | 9.3 |
-  - Considere as observações a seguir<code>+ 
 +  * Considere as observações a seguir<code>
                   14             1</code> Assumindo a distribuição Geométrica:                   14             1</code> Assumindo a distribuição Geométrica:
-    - fazer um gráfico da função de (log)-verossimilhança das observações a seguir, assumindo a distribuição Geométrica<code>+    - fazer um gráfico da função de (log)-verossimilhança das observações a seguir, assumindo a distribuição Geométrica
     - encontrar o ponto de máximo da função utilizando um procedimento numérico     - encontrar o ponto de máximo da função utilizando um procedimento numérico
 +  * Considere dados de um normal de média <latex>\mu</latex> e variância 16. Traçar a função de verossimilhança e encontrar a estimativa em cada uma das seguintes situações:
 +    - se os dados forem:<code>
 +  23  24  27  20  32  26  28</code>
 +    - se além dos dados acima sabemos que temos dois outros dados acima de 30
 +    - e se soubermos que temos mais três dados entre 28 e 30
 +

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